terça-feira, 27/02/2024

Iluminação azul integra ações da campanha nacional de conscientização do câncer colorretal

Saúde - geral - cúpula do congresso nacional iluminada de azul - novembro azul - câncer de próstata

28/03/2023 – 08:33  

Roque de Sá/Agência Senado

Iluminação lembra para importância da prevenção da doença

O Congresso Nacional fica iluminado de azul nesta terça-feira (28) como parte das ações pela campanha nacional de conscientização do câncer colorretal – Março Azul-Marinho. O tema deste ano é “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.

O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer colorretal já nos primeiros estágios da doença por meio da prevenção primária e secundária. Segundo especialistas, esse tipo de câncer, que atinge o intestino grosso e o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.

O Congresso analisa projeto de lei (PL 5024/19) que oficializa o mês de março como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto.

Fatores de risco
Entre os fatores que podem estimular o surgimento da doença, além de condições genéticas e hereditárias, estão sedentarismo, obesidade, carne vermelha em excesso, consumo regular de álcool e tabaco e baixo consumo de fibras, frutas e vegetais.

O diagnóstico precoce, especialmente por meio da pesquisa de sangue oculto nas fezes e da realização de colonoscopias, aumenta as taxas de cura em até 80%. Entre os principais sintomas estão: presença de sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal; dor ou desconforto abdominal; fraqueza; anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração no formato das fezes; massa tumoral abdominal; dentre outros.

Estatísticas
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de cólon e reto ocupa a terceira posição entre os mais frequentes no país. A estimativa do órgão é de surgimento de mais de 40 mil novos casos por ano no Brasil entre 2023 e 2025.

Da Redação – RL