sábado, 15/06/2024
Vereadores realizam Sessão Solene na quarta-feira em comemoração ao Dia do Artesão

27.03.2023 · 11:09 · Solenidades

Homenageados receberão a Medalha Legislativa “João Manoel da Silva”.

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta quarta-feira (29), às 19 horas, Sessão Solene em comemoração ao Dia do Artesão, para outorga da Medalha Legislativa “João Manoel da Silva”.

O Dia do Artesão, comemorado anualmente no dia 19 de março, foi instituído no município de Campo Grande por meio da Lei nº 6.210/19. Já a medalha foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução nº 1.333/20.

A solenidade visa homenagear, reconhecer e valorizar os artesãos e artesãs de Campo Grande, que encantam nossa cidade com seu talento para as artes manuais.

As homenagens serão realizadas no Plenário Oliva Enciso, na sede do Legislativo Municipal, na Avenida Ricardo Brandão nº 1.600, Bairro Jatiuca Park e terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Casa de Leis.

Sobre a Medalha

A tradição, a arte e o amor pela natureza sempre guiaram a vida de João Manoel da Silva. Os sentimentos ficam evidentes em cada uma de suas obras de artesanato em madeira. Sem nenhuma base de livros e cursos, Senhor João desenhava a peça que pretendia fazer em sua cabeça.  João aprendeu o ofício com o Pai, carpinteiro, na cidade de Santana do Ipanema, Estado de Alagoas, onde nasceu em 03 de dezembro de 1937.

Senhor João gostava mesmo era entalhar artesanato de animais e assim fazer bichos em madeira. Tanto é que nasceu sua marca registrada: os carros de boi. Muitos destes carros até foram para fora do Brasil como o Japão. Carro de boi tornou-se símbolo de Campo Grande/MS, pois representa o meio de locomoção utilizado pelos colonizadores. Próximo ao Horto Florestal, por exemplo, eles estão simbolizados no Monumento dos Imigrantes.

Mais do que uma peça de artesanato, os carros de boi são uma homenagem do artesão alagoano a Campo Grande, a chamada “Capital Morena” que adotou como sua terra. João Manoel veio par o então Mato Grosso em 1958. Veio sozinho para encontrar um irmão que também havia se aventurado em sair do Estado da região Nordeste para buscar novas oportunidades no Centro-Oeste. Casado unicamente com a Senhora Aparecida da Silva, teve duas filhas, um neto e faleceu no dia 25 de novembro de 2017 deixando um legado inestimável.

Confira a lista dos homenageados:

Ademir Santana – Ataide Charão Fernandes

Betinho – Denise Zamboni Cavalheiro

Carlos Augusto Borges – Helena Pedroso de Barros

Coronel Villasanti – Sullivan Gonçalves Oliveira

Dr. Loester – Cláudia Cristina Benites Veiga Castelão

Dr. Victor Rocha – Jane Mara Martinez

Edu Miranda – Indiana Antunes Marques de Araujo

Junior Coringa – Carlos Eduardo de Oliveira Ferreira

Luiza Ribeiro – Elida Fátima Julio Antonio

Otávio Trad – Francisca Anaide Rondon Valiño

Paulo Lands – Helaine Paredes D’avila

Papy – Leslie Bassi Gaffuri

Prof.  João Rocha – Alice Sales Trouy

Professor Juari – Teresinha Bezerra da Silva

Professor Riverton – Carina Zamboni Cavalheiro

Ronilço guerreiro – Jane Clara Arguello Martins Dias

Silvio Pitu – Adgoivonete Duarte Pereira

Tabosa – Erika Souza Pedraza

Valdir Gomes – Antonia Cristina Ferreira Costa

William Maksoud – Sandra Silva Carreiro

Zé da Farmácia – Oldaci Machado dos Anjos

Mesa Diretora:

Silvia Helena Machado Cavalcanti de Oliveira

Wilson Mota Ishikawa

Angela Vanessa Epifanio

Beatriz de Fatima Soares

 

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal