segunda-feira, 26/02/2024

Vereadora Luiza Ribeiro promove Audiência Pública para debater medidas de enfrentamento ao calor extremo em Campo Grande

Vereadora Luiza Ribeiro promove Audiência Pública para debater medidas de enfrentamento ao calor extremo em Campo Grande

23.11.2023 · 4:43 · Vereadora Luiza Ribeiro

A Câmara Municipal de Campo Grande sediará amanhã (24), a partir das 9h, uma Audiência Pública liderada pela Vereadora Luiza Ribeiro, com o propósito de discutir políticas emergenciais de enfrentamento ao calor extremo na região.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as cidades brasileiras enfrentam uma realidade desafiadora, com a média de dias afetados por ondas de calor aumentando significativamente nas últimas três décadas, passando de 7 para 53 dias por ano.

A audiência contará com a presença de representantes das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, assim como membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Fundo de Apoio à Comunidade, meteorologistas, Águas Guariroba e Energisa. O objetivo é indagar aos órgãos competentes sobre as ações de enfrentamento, inspirando-se em experiências de outros estados brasileiros.

Exemplos como a “Operação Altas Temperaturas” em São Paulo, que distribuiu água, frutas e bonés a pessoas em situação de rua e ambulantes, e iniciativas em Curitiba, onde prédios públicos foram abertos para oferecer abrigo climatizado, serão explorados na busca por soluções adequadas.

Tocantins também será citado como referência, com a Secretaria de Educação adotando medidas como a suspensão de atividades ao ar livre e a oferta de alimentos leves nas escolas para combater os efeitos do calor.

A Vereadora Luiza Ribeiro destaca a importância da audiência para a criação de estratégias locais eficazes diante desse desafio crescente.

Paulo Victor
Assessoria de imprensa da Vereadora