segunda-feira, 22/04/2024
Com canções entoadas no plenário, deputada Gleice Jane toma posse na ALEMS

Gleice Jane é a primeira deputada do Partido dos Trabalhadores (PT) a assumir mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do (ALEMS). A posse da primeira suplente da Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV), aconteceu nesta manhã (11). Gleice Jane assume a vaga deixada pelo deputado Amarildo Cruz, que faleceu no dia 17 de março.

É a terceira vez na história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) que três mulheres exercem mandato parlamentar simultaneamente. A primeira foi durante a 7ª Legislatura (2003-2007), na qual foram eleitas Celina Jallad e Simone Tebet, ambas do então PMDB. Posteriormente, Bela Barros (PDT), assumiu mandato parlamentar.

Antonieta Trad (PMDB), Grazielle Machado (PL) e Mara Caseiro (PSDB) representaram as mulheres na Casa de Leis durante a 10ª Legislatura, entre 2015 e 2019. Agora, Gleice Jane se une a Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB), durante a 12ª Legislatura (2023-2027).

A solenidade de posse da deputada Gleice Jane foi embalada por vozes, em sua maioria composta por mulheres que compunham os lugares do plenário. “Para mudar a sociedade do jeito que a gente quer participando sem medo de ser mulher”, era um dos versos que integravam as músicas que acolheram a estreante na Assembleia Legislativa.

No momento em que ia adentrar o Plenário Júlio Maia, a parlamentar foi anunciada pelo deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), que lhe deu as boas-vindas. “A senhora Gleice Jane Barbosa encontra se apta a tomar posse, designo uma comissão de três parlamentares composta pelos deputados Renato Câmara [MDB], Pedro Kemp [PT] e Lia Nogueira [PSDB], para acompanhar a senhora Gleice Jane Barbosa. Desejo-lhe boas-vindas”, descreveu.

No termo de posse, lido pelo deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), foi informado que o nome político que a deputada usará na Casa de Leis será Gleice Jane (PT). A deputada ressaltou as lutas que a levaram ao Parlamento Estadual, em seu discurso de posse. “Quero cumprimentar aqui todas as pessoas que vieram, nossas lutas, nossos sonhos e nossas esperanças estão hoje tomando posse. A luta das mulheres é a luta por um mundo melhor, lá eu me fiz militante por uma vida digna. Agradeço as mulheres que sonharam juntos comigo esses 20 anos. Nosso projeto tem muita luta e educação, passou por temos difíceis superados com resiliência”, relatou.

“O difícil mesmo é a despedida repentina de companheiros e refazer nossos sonhos. Foi assim que enfrentamos a triste e repentina partida de Amarildo Cruz, e enfrentar essas perdas nos abalam, nos pegam de surpresa, alguém que lutou incansavelmente por justiça social e olhou o povo com carinho, trazendo isso para a Casa de leis. As memórias do Amarildo vivem e nos guiarão pelo futuro, suas lutas em favor do movimento antirracista, do meio ambiente, da habitação, nosso projeto é o Amarildo presente”, continuou.

Por fim, a deputada Gleice Jane lembrou que quando recebeu a notícia da morte de Amarildo Cruz, estava fragilizada por sua condição de saúde. “Dez dias depois de estar numa cama de hospital, com a saúde debilitada, por ter recebido o diagnóstico de Sindrome de Guillain Barré, eu comecei a refletir sobre minha saúde e as diversas doenças raras que surgem, e a crescente demanda de educação especial. Temos uma grande missão em Dourados, a saúde do nosso município pede socorro. Não medirei esforços para melhorar nossa região e Estado. Estabelecer políticas para as mulheres para que o Estado desenvolva muito mais a economia, sabem das necessidades reais”, declarou.

O deputado Pedro Kemp (PT) destacou que também está consternado com a perda de Amarildo Cruz. “Custamos a acreditar no que aconteceu, pois ele estava imbuído com muita vontade parlamentar, políticas sociais e defesa da classe trabalhadora. Temos hoje a posse da suplente Gleice Jane que com certeza dará continuidade ao trabalho e luta do Amarildo, mas não só isso, ela incorporará novas lutas, luta das mulheres, combate ao machismo, ao racismo. Teremos aqui uma deputada de luta, aguerrida, na defesa dos direitos humanos de nosso Estado. Coube a mim desejar à Vossa Excelência as boas-vindas. Que possa realizar um mandato profícuo e seja muito bem-vinda a Assembleia Legislativa. O glorioso Partido dos Trabalhadores se orgulhará muito de Gleice Jane aqui no Parlamento de Mato Grosso do Sul”, destacou.

O vice-governador Barbosinha (PP) trouxe uma mensagem do governador. “Desejamos-lhe as boas-vindas e ficamos felizes por saber que as bandeiras defendidas por Amarildo terão continuidade no mandato da deputada Gleice Jane, a quinta parlamentar que compõe a bancada de Dourados. As portas abertas do Executivo Estadual estão sempre abertas. A Assembleia Legislativa sempre foi parceira do Executivo, e do desenvolvimento do nosso Estado, Saúde, força, resiliência e sabedoria eu te desejo. Que aqui seja o início de uma linda trajetória política como parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Casa do Povo e da Cidadania”, ressaltou.

Entre as autoridades presentesm estavam o ex-deputado estadual Laerte Tetila (PP), os vereadores Airton Araújo e Luiza Ribeiro, ambos do PT, desembargador Marcelo Raslan, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), representantes de sindicatos, de federações sindicais, do Partido dos Trabalhadores (PT), da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre outros.