quinta-feira, 25/04/2024
Casa do Artesão: João Mattogrosso prestigiou reinauguração do espaço de economia criativa

Espaço que reúne mais de 3 mil produtos de 800 artesãos no coração de Campo Grande, a Casa do Artesão é patrimônio histórico estadual e teve a obra de revitalização entregue em cerimônia emblemática na noite do último domingo (19). O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2,5 milhões e o restauro durou 17 meses, sendo que o início das atividades aconteceu enquanto João Mattogrosso (PSDB), atualmente deputado estadual, estava à frente da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura.

Sob o comando do Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, o local passou por restauração completa, desde instalações elétricas e hidrosanitárias, a elementos arquitetônicos, banheiros, esquadrias e pintura. O prédio da Casa do Artesão foi projetado pelo engenheiro Camilo Boni, construído entre 1918 e 1923 e desde 1º de setembro de 1975 abriga obras do artesanato sul-mato-grossense na esquina das avenidas Calógeras com Afonso Pena.

Com show de Gabriel Sater e Geraldo Espíndola, um verdadeiro encontro de gerações, o evento de entrega foi marcado pela valorização da cultura e as autoridades lembraram a importância de fomentar o setor. “É um prédio tombado há 48 anos, quase 50. Mais do que isso, é um espaço arquitetônico que remete a nossa história e um espaço da economia criativa. Mais de 800 artesãos expõem aqui, então, demonstra um pouco a força da economia criativa, da nossa arte, da nossa cultura. É uma alegria reinaugurar a Casa do Artesão depois de quase 100 anos”, destacou o governador Eduardo Riedel, que realizou ao lado da primeira-dama Mônica Riedel.

Para o deputado estadual João Mattogrosso, acompanhar a entrega é motivo de grande emoção. “Tive a honra de estar como secretário quando aprovamos o maior recurso destinado para o setor cultural, que inclui a revitalização de patrimônios históricos, sendo a Casa do Artesão o primeiro a ser entregue para população. Desejo muito sucesso a todos os artesãos nesta nova etapa, que possamos difundir ainda mais a riqueza cultural do nosso MS”, ressalta o parlamentar.