sexta-feira, 3/05/2024

Por Dra. Thais Cristina Leite

Você sabia que uma das consequências do bruxismo são as alterações na língua? Ela pode sofrer com ferimentos, inchaços e até mesmo mudanças na pigmentação e formato devido à pressão exercida pelos dentes durante o ranger. Além disso, a tensão muscular causada pelo bruxismo pode afetar a capacidade de mover a língua adequadamente e prejudicar a articulação da fala.

Nossa dica de hoje é: Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e respiração profunda, elas podem ajudar a aliviar a tensão muscular causada pelo bruxismo e reduzir a pressão exercida sobre a língua. Evite alimentos duros e pegajosos: alimentos que exigem esforço extra na mastigação.
Consulte os profissionais Fisioterapeutas, Dentistas e Fonoaudiólogos para avaliar, orientar e tratar essa hiperatividade da musculatura da língua ajudando na recuperação dos danos causados pelo bruxismo.
Seguindo essas dicas e procurando a ajuda dos profissionais de saúde especializados, é possível minimizar os efeitos do bruxismo na língua e melhorar sua qualidade de vida.

Dra. Thais Cristina Leite é Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva.
FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde.

Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.