Ao participar da inauguração da sede da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na manhã desta segunda-feira (22), o senador Nelsinho Trad foi homenageado pelo apoio à criação da unidade em Mato Grosso do Sul desde a época em que era prefeito de Campo Grande. O novo centro de pesquisa da Fiocruz foi instalado na estrutura antes ocupada pelo Centro Tecnológico do Couro, na Embrapa em Campo Grande.
A construção da sede da Fiocruz em Mato Grosso do Sul recebeu R$ 65 milhões em investimentos, sendo R$ 50 milhões em recursos próprios e R$ 15 milhões em emenda da bancada federal do Estado. “O senador Nelsinho Trad fez parte do grupo de lideranças políticas que trabalharam para trazer a Fiocruz para Mato Grosso do Sul. Ele tem sido parceiro ao longo de todos esses anos, destinou recursos importantes, inclusive parte dos equipamentos que compõe essa nova estrutura é fruto dessa parceria com o senador Nelsinho Trad”, afirmou a diretora da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, Jislaine Fátima Guilhermino, durante o evento de inauguração.
Para os pesquisadores que prestigiaram o evento na sede regional da Fundação Oswaldo Cruz, o ato representa um grande apoio. “Agora todos os pesquisadores ficarão centralizados, trabalhando juntos cada um na sua expertise, e pra gente isso é um grande avanço, é a melhor coisa que veio. O Nelsinho Trad entendeu isso, da importância da pesquisa, o que significa desenvolver pesquisa no Estado”, comentou a pesquisadora e coordenadora de Pesquisa da Friocruz MS, Zoraida Fernandez Grillo.
Ao discursar durante a solenidade de entrega do novo complexo da Fiocruz MS, o senador Nelsinho Trad enfatizou a união da bancada federal na busca de recursos para atender as demandas do Estado, independentemente de partidos. “A nossa bancada é, no Brasil, a que mais traz recursos para infraestrutura e saúde de Mato Grosso”, disse o senador, ao comentar sobre matéria divulgada pela imprensa nacional.
Ao falar sobre a Fiocruz regional, Nelsinho Trad assinalou: “A Fiocruz hoje é referência no nosso Estado. É um projeto que a gente sempre está indo no Ministério para pedir recursos e estou muito feliz por estar contribuindo. A gente atuou nos dois governos, tanto no governo Bolsonaro como do Lula, mesmo tendo essa polarização, ninguém abandona esse projeto, tamanha a sua relevância”.
O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, falou da importância de se investir em pesquisa na área da saúde. “Esse centro nasce com essa vocação inovadora, de fazer uma agenda de pesquisa voltada para problemas com referência à saúde pública de Mato Grosso do Sul, mas também do Brasil. A saúde pública brasileira enfrenta grandes desafios, sejam eles pela transição demográfica, estamos vivendo mais, seja pelas mudanças climáticas, ou seja, desafios adicionais àqueles que já são colocados pelo nosso quadro epidemiológico e doenças
infecciosas”, pontuou.

Moreira explicou que a interlocução com o senador Nelsinho Trad tem sido fundamental para a Fiocruz, não só na área de saúde pública, mas também interinstitucional. “O senador acompanha a Fiocruz há muitos anos por conta do nosso projeto aqui, e mesmo agora, na Comissão de Relações Exteriores, pois a Fiocruz também está se internacionalizando e o senador vem acompanhando, então foi fundamental o seu apoio, a compreensão da
importância da Fiocruz em Mato Grosso do Sul”.
Também foram homenageados pela Fiocruz os ex-governadores André Puccinelli e Reinaldo Azambuja, o governador Eduardo Riedel (foi representado pelo secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, o deputado federal Geraldo Resende, a deputada estadual Gleice Jane e o vereador André Salineiro.
Fonte e Fotos: Assessoria do Senador Nelsinho Trad









