quinta-feira, 25/04/2024
Funsat fecha “Semana da Mulher” com roda de conversa de conscientização

Campo Grande, 10/03/2023 às 17:46

Mulheres que trocam experiências e se encorajam juntas, esse foi o propósito da “1ª Roda de Conversa – Donas do Próprio Destino”, promovida na Fundação Social do Trabalho (Funsat), na tarde desta sexta-feira (10). O evento marcou o encerramento das ações do órgão na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, que teve na data um café para o público e homenagens a servidoras.

“Ouvir as histórias delas, e principalmente levar uma mensagem de apoio para a jornada de cada uma. Foi para isso que organizamos essa agenda e também para mostrar que Campo Grande é uma cidade de oportunidades. Uma prova disso é a mudança de visão dos empregadores quanto a oferta de vagas que não exigem experiência.  O que mais se espera no mercado hoje é compromisso e vontade de aprender, elementos que enfatizamos a elas”, destacou a coordenadora do departamento de Vagas e Emprego da Funsat, Ione Serafim.

Participaram do evento 16 mulheres em situação de vulnerabilidade, parte delas encaminhadas pela Casa da Mulher Brasileira, com histórico de terem já sido vítimas de violência doméstica, e outras indicadas pelo Projeto Aurora, reeducandas do Sistema Penal. “O ano está só começando, e salientamos a elas que é um tempo para mudarem as suas histórias. De obter aquele emprego que tanto busca, de melhorar a renda, de empreender. De crescer como pessoas. O objetivo dessa ação é levar encorajamento para cada uma”, explica a coordenadora de empreendedorismo da fundação, Catyuce Thays Silva de Lima.

Presente na roda de conversa, Giovana da Silva, moradora do bairro Los Angeles foi uma das que aprovaram a iniciativa.  “Para nós, uma oportunidade dessa, faz nos sentirmos incluídas, ganhar conhecimento e acreditar em um recomeço. Uma dando força para a outra, também podendo se informar quanto a uma chance. Ótima ideia de ter também um recrutamento de uma empresa para gente após a palestra”, disse.

A Funsat contou com a parceria do Grupo Pereira, que enviou para o evento Marianna Gamarra, analista de gente e gestão da organização, que no final entrevistou parte do público alvo da ação. Também foram sorteados atendimentos em estética para parte das mulheres atendidas, promovido por empreendedoras que já receberam o apoio da fundação em outra oportunidade.