sexta-feira, 23/02/2024

Faculdade Senai de Dourados conquista nota de excelência em Curso de Tecnologia em Automação Industrial

A Faculdade Senai de Dourados conquistou mais um reconhecimento do Ministério da Educação. O Curso de Tecnologia em Automação Industrial recebeu conceito 4, numa escala de 1 a 5, alcançando nota de excelência em avaliação aplicada pelo órgão. No ano passado, a instituição também recebeu 4 do MEC em análise mais abrangente, abrindo caminho para implantação do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.

O processo de reconhecimento de um curso superior é bastante criterioso e envolve a avaliação de diversos aspectos, como a qualidade do corpo docente, a infraestrutura da instituição e os resultados obtidos pelos alunos.

Para o gerente de Gestão e Negócios da Faculdade Senai de Dourados, Marco Aurélio Martinez Elias, o processo de recredenciamento é extremamente importante e demonstra a capacidade da instituição de oferecer cursos de graduação e pós-graduação de altíssima qualidade, destacando-se dentre as demais instituições que oferecem cursos superiores na região. “A nota de excelência vem coroar o excelente trabalho de todos os colaboradores da unidade”, afirmou.

A avaliação do MEC foi realizada entre os dias 26 e 28 de abril. Foram três dias de trabalho em que a comunidade interna da faculdade apresentou a instituição, considerando os indicadores necessários à composição da nota do curso.

Foram analisados os documentos relacionados ao plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, além da realização de avaliação “in loco”. As avaliações consideraram três dimensões: organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e tutorial e infraestrutura instalada.

O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional do diploma, assim como na autorização do Conselho de Classe, neste caso o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O curso reconhecido é consolidado e a instituição possui autorização definitiva do Ministério da Educação para funcionar, já que está dentro dos padrões exigidos, nas diretrizes nacionais para a educação.

Segundo o relatório de avaliação, a estrutura curricular implantada contempla, de maneira excelente, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade pedagógica e atitudinal e compatibilidade da carga horária, com articulação da teoria com a prática.

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial foi criado pela Portaria n.º 992, de 19 de setembro de 2017, com oferta de 60 vagas anuais e em período noturno de estudos. Está inserido em um contexto econômico, social e cultural no município de Dourados-MS.

Se você está em busca de uma oportunidade para se especializar em uma área em constante crescimento, o curso é uma excelente opção, e terá a oferta de vagas, para iniciar no segundo semestre deste ano. As inscrições para o vestibular do próximo semestre logo estarão disponíveis.