sábado, 13/04/2024
8º Drive-Thru da Reciclagem supera expectativas de material coletado

Campo Grande, 20/03/2023 às 09:19

Terminou no sábado (18), a 8ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, realizado de 16 a 18 de março, nos Altos da Afonso Pena, ao lado do Bioparque Pantanal. Nem a chuva atrapalhou quando a consciência fala mais alto. Ainda levam alguns dias para a soma do montante descartado ser contabilizado, mas, conforme os organizadores, a expectativa do material coletado foi superada.

Papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, lâmpada, pilha e bateria foram alguns dos itens descartados. Além do ambiente da coleta, o drive contou ainda com o espaço do empreendedorismo. O evento é todo voltado para a sustentabilidade, e quem participa dele tem o mesmo objetivo de contribuir com a preservação do Planeta.

É o caso do José Américo de Oliveira Garcia, mais conhecido pelos clientes como senhor Garcia, que, após sofrer um acidente de moto e perder a perna, viu no ramo dos doces a oportunidade de mudar de vida. Há cinco anos ele trocou a casa de carnes pelas compotas, geleias e conservas produzidas dentro de casa.

“Graças a Deus está dando muito certo e eu já estou tendo lucro”, destaca. Pela primeira vez ele participa do Drive-Thru da Reciclagem, e, além de receber os vidros, que são esterilizados e reutilizados para envasar os produtos, a divulgação durante os três dias de evento angariou muitos novos clientes. “As vendas estão sendo muito satisfatórias. Já deu para ter lucro aqui também”, finaliza.

Há três anos sendo realizado pela Prefeitura de Campo Grande, muitas pessoas guardam os resíduos para fazer o descarte durante o evento, que acontece em média três vezes por ano. Mas há ainda quem visitou o drive pela primeira vez.

Carolina Ribas Alonso Lima participou pela primeira vez descartando as camisetas dos uniformes da empresa onde trabalha. “Há algum tempo eu já estava juntando e guardando esses uniformes para descartar de forma correta. Uma amiga me falou sobre esse evento e eu fiquei esperando”, comenta.

Edinalva Silva Aranda também participou pela primeira vez com moda sustentável. Para ela, o que está em excesso dentro de casa deve ser passado pra frente. “Nós compramos muitas peças, então resolvemos participar do evento e vender aqui o que estava sobrando em casa”, pontua a empresária.

O drive também foi palco de diversão e conhecimento para as crianças. Na quinta e na sexta-feira, alunos das escolas Vida Feliz e Instituto de Educação Cooperar puderam conhecer um pouco de como funciona a reciclagem e o descarte consciente. Em cada parada eles aprenderam sobre a importância de preservar o meio ambiente e de não jogar óleo de cozinha e medicamentos no esgoto de casa.

“É muito importante esse contato dos alunos com esse tipo de evento. Eles puderam conhecer de perto como funciona a reciclagem e o reaproveitamento de muitos materiais. Além de terem visão de um mundo melhor, o cuidado com a natureza, ouviram sobre a energia sustentável e os benefícios do descarte correto”, enfatiza Rosana Maria Ribeiro Faustino, diretora da Escola Vida Feliz.

O complexo montado para o evento contou também com um ambiente destinado à captação de doações. Durante os três dias a população levou até o local roupas, calçados, mochilas escolares, tapetes, toalhas de banho, brinquedos, e muitas outras doações que estavam em boas condições de uso. “Agora a equipe do FAC fará uma seleção e destinará tudo para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Agradecemos mais uma vez a participação de todos, tanto os que doaram quanto aos que fizeram o descarte correto”, finaliza a coordenadora do FAC, Adinir Diniz.