terça-feira, 28/05/2024
SES realiza seminário sobre a Saúde do Homem na APS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou nesta terça-feira (4), o seminário sobre a Saúde do Homem com objetivo de ampliar e prover o acesso com qualidade à população masculina, na faixa etária de 20 a 59 anos, dentro dos serviços da Atenção Primária em Saúde. O evento ocorreu no auditório da Unigran, em Campo Grande.

Para a gerente de Atenção à Saúde do Homem, Fernanda Lamera, é necessário a mudança da percepção dos homens em relação ao cuidado com a sua saúde e daqueles que fazem parte de seu círculo de relações, buscando a prevenção e a promoção da saúde.

“Por isso, deve-se levar em consideração outros fatores que dificultam o acesso dos homens aos cuidados em saúde: como a menor oferta de atividades específicas em serviços de atenção primária e a dificuldade de verbalização de necessidades no contexto da assistência, em especial ao se tratar de sentimentos, emoções e sofrimentos”, destaca a gerente.

Pesquisas indicam que os homens têm menor número de consultas médicas por ano em comparação às mulheres e fazem menos uso de serviços de cuidado longitudinal, visto que subjetivamente valorizam menos a ida aos serviços de saúde.

A PNAISH (Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem) possui cinco eixos prioritários para direcionar as ações sendo: acesso e acolhimento, saúde Sexual e saúde Reprodutiva, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violência e acidentes, bem como paternidade e cuidado.

Quanto ao eixo do acesso e acolhimento a gerente explica que é de suma importância realizar a sensibilização dos trabalhadores da saúde e dos homens. “É preciso reforçar quanto à necessidade de buscarem os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e serem atendidos com cuidado e qualidade. Por isso, a SES faz essa capacitação para os 79 municípios sobre o Acesso e Acolhimento dos Homens na APS”.

O Seminário foi destinado para os coordenadores da Saúde do Homem e para os membros da equipe da Estratégia de Saúde da Família.

Rodson Lima, SES