Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024
SES realiza capacitação estratégica mirando o novo Plano Estadual de Saúde para 2024 a 2027

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou a 1ª Oficina para Elaboração do Plano Estadual de Saúde 2024 a 2027 e que conta com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Proad do Fortalecimento da Gestão do SUS. Participaram do evento os apoiadores do COSEMS/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul).

Para a secretária de Estado de Saúde, em exercício, Dra Crhistinne Maymone, a capacitação é de extrema importância para todos os setores, principalmente, da Saúde. “Esse projeto que envolve a capacitação vem exatamente para nos dar essa percepção da realidade e de conhecimento do nosso território. Permite que nós conhecemos quais são os nossos desafios e oportunidades”.

E ainda ressalta. “Por isso, esperamos que as nossas equipes consigam olhar com afinco para identificar quais são as reais necessidades, nós estamos com amplo desenvolvimento e por isso, precisamos fazer esse planejamento vivo e não cartorial como era feito antes, permitindo que possamos fazer uma releitura e adaptar esse projeto para que possamos obter resultados verde, digital, próspero e inclusivo”.

A diretora de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, ressaltou a importância de se obter o dado real para a execução dos serviços dos SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. “Nós sabemos das lutas diárias e das dificuldades de se trabalhar com os dados que eram engessados. Então, a partir do momento em que eles ficam mais próximos da nossa realidade é possível que a gente consiga resolver diversas questões e realizar o planejamento mais adequado. Então, nós estamos construindo o nosso planejamento com apoio de toda essa equipe que está envolvida neste processo”.

Segundo o superintendente da Superintendência de Inteligência de Dados, da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Leandro Sauer, o governo está oferecendo todo o apoio estratégico para que o atual plano de governo seja contemplado dentro do PPA (Plano Plurianual). “Quero dizer que este trabalho que vocês estão fazendo é de extrema importância e que podem contar sempre com a nossa equipe de apoio. Esses instrumentos são importantes para que nós possamos acompanhar o desenvolvimento das ações que estão ligadas dentro nosso programa de governo e com isso, oferecer maior transparência a toda a sociedade”.

A coordenadora de Planejamento e de Informação em Saúde da SES, Vanessa Rosa Prado, destaca a capacitação é o primeiro passo para o desenvolvimento do novo Plano Estadual de Saúde. “Este é o documento principal da saúde para nós e o nosso guia orientador, por isso, estamos fazendo essa oficina para promover o alinhamento com as áreas técnicas e fazendo uma avaliação do período anterior, principalmente, do período de pandemia, e o nível de comprometimento de nossas metas e ações. E partir de então, pensar nas metas para os próximos quatro anos de gestão do SUS”.

O Presidente do Cosems/MS, José Lourenço Braga Liria Marin (Secretário de Saúde de Cassilândia), destaca a participa dos apoiadores neste processo. “É fundamental que todos nós estejamos em sinergia para continuar a fazer o SUS que queremos e que a população precisa. Espaços como estes são muito importantes para que possamos discutir as peculiaridades de cada região e só assim levar os serviços onde precisam”.

Sobre o Plano Estadual de Saúde

O Plano Estadual de Saúde é um instrumento de gestão que consolida, em cada esfera de governo, o processo de planejamento na área da saúde para um período de quatro anos, compondo a base das atividades e da programação de cada nível de gestão do SUS. A participação do COSEMS tem o objetivo de fortalecer as discussões ascendentes, através de um trabalho articulado, para atender as necessidades de saúde da população sul-mato-grossense.

Na oficina os temas abordados foram: Mato Grosso do Sul, inclusivo, próspero, verde e digital: O salto para o novo futuro; o Planejamento do Governo do Estado; Alinhamento Conceitual e Comunicação Assertiva para Qualificação dos Processos de Planejamento do SUS; Hospital Regional de Mato Grosso Do Sul – objetivos e Metas Programadas – avanços, desafios e um novo olhar para o futuro; Hemosul objetivos e Metas Programadas – avanços, desafios e um novo olhar para o futuro; Atenção Primária à Saúde – avaliação e propostas iniciais; Vigilância em Saúde – Avaliação e Propostas Iniciais e Definição dos Macroproblemas e Diretrizes de Trabalho.

Regionalização

Em outra oficina realizada no dia 31 de março, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul – SES, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, Ministério da Saúde/ SEMS/SEINP e, A Beneficência Portuguesa de São Paulo – BP, realizaram oficina da Fase 3 do Projeto Regionalização, com o Grupo Condutor Estadual – GCE.

O objetivo do encontro foi o apoio técnico e metodológico para o GCE, e instrumentalização para o desenvolvimento da análise da situação de saúde, e identificação de prioridades sanitárias nas macrorregiões de saúde do estado.

O Grupo Condutor Estadual, é composto por representantes de áreas estratégicas da SES, COSEMS/Municípios e Ministério da Saúde, e contamos com vinte participantes na oficina.

Rodson Lima, SES

 

 

  • Campo Grande, 150 anos de História