Campo Grande-MS
domingo, 8/09/2024
SES promove ciclo de palestras com objetivo de construir a Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade de MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, em parceria com o OCCA (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realizou nesta segunda-feira (3) o primeiro encontro do ciclo de oficinas “Prevenção e Cuidado do Sobrepeso e Obesidade: como eu faço? ”, na FACSUL (Faculdade de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Ao todo serão 16 encontros e para a aplicação das oficinas, os 79 municípios do estado foram divididos em quatro turmas, de acordo com as microrregiões de saúde. Neste primeiro encontro foi abordado o Diagnóstico da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde, Estigma do Peso e Gordofobia.

Como atividade de dispersão, os inscritos deverão elaborar a Carteira de Serviços das Secretarias Municipais de Saúde, com recorte dos serviços para o sobrepeso e obesidade.

Para a nutricionista do município de Fátima do Sul, Monize Andrade, o encontro despertou um sentimento de ressignificação. “A oficina foi muito importante, pois pudemos trocar experiências e ver a realidade nos municípios vizinhos através da metodologia que foi utilizada, uma metodologia ativa. Mostrou a importância de sempre buscar melhorar os nossos serviços”.

E não foi diferente para a psicóloga do município de Rio Brilhante, Deise Adriana Camargo Gonçalves. “Participar deste primeiro módulo foi uma felicidade. A equipe superou nossas expectativas, foi bem dinâmico, ampliou nosso conhecimento, fizemos muitas trocas com os outros municípios, onde pudemos perceber a realidade de cada cidade. Foi muito enriquecedor participar desse momento”.

As oficinas são parte do processo para a construção da LCSO (Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade) de Mato Grosso do Sul. Os participantes serão divididos em quatro turmas de acordo com as microrregiões de saúde, com encontros mensais em julho, agosto, setembro e novembro, em Campo Grande.

A primeira turma compreende os municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Caarapó, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Ladário, Laguna Carapã, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Taquarussu e Vicentina.

Participantes da primeira oficina para a construção da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade de Mato Grosso do Sul

Cada município teve que indicar ao menos dois profissionais de nível superior para a realização das oficinas. Um dos profissionais indicados será referência municipal da LCSO da SES e o outro profissional deve estar envolvido diretamente na assistência às pessoas com sobrepeso e obesidade, no planejamento e execução de ações de promoção de saúde e prevenção, na gestão do cuidado e programas estratégicos afins com a proposta para, posteriormente, ser um multiplicador no seu município.

Kamilla Ratier, SES