Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024
SES e Cosems oferecem Oficina de Prevenção do Suicídio no município de Três Lagoas

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e em parceria com o Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) realizam, entre os dias 28 e 30 de junho, Oficina de Prevenção do Suicídio, em Três Lagoas. A ação tem como proposta qualificar os trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde), retomando os encontros presenciais em continuidade ao Projeto Estadual de Prevenção do Suicídio, iniciado no ano de 2019.

O Projeto Estadual tem como foco o monitoramento dos dados de mortalidade e tentativas de suicídio, bem como ofertar capacitação, dar suporte e subsídios aos municípios para a organização dos serviços e melhoria nos processos de trabalho dos profissionais de saúde para o acolhimento e atendimento da pessoa em sofrimento psíquico.

As oficinas são baseadas em três eixos prioritários: vigilância e qualificação da informação, prevenção e promoção da saúde e gestão do cuidado.

Conforme o gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES, Everton Stringheta Junior, a oficina é uma oportunidade de destacar as potencialidades e reforçar as boas práticas no campo da saúde mental.

“As oficinas, enquanto metodologia, proporcionam um espaço não só de aprendizagem e troca de experiências, como também de reflexão crítica sobre o cotidiano do trabalho, de modo que o profissional possa intervir na realidade de modo mais efetivo, atuando diretamente sobre os problemas e desafios vividos na prática”.

Além de Três Lagoas, participam os municípios de Inocência e Paranaíba, que atualmente, apresentam as maiores taxas de mortalidade por suicídio na macrorregião de Três Lagoas.

Até o mês de setembro estão programadas mais quatro oficinas nas regiões de Dourados e Campo Grande, com a participação de mais 14 municípios prioritários.

Kamilla Ratier, SES

Foto: Divulgação

  • Campo Grande, 150 anos de História