domingo, 16/06/2024
Servidores da SES participam de palestra ‘Gerenciamento de Resíduo de Serviço de Saúde e Metodologia Lixo Zero’

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou nesta quarta-feira (14) a palestra ‘Gerenciamento de Resíduo de Serviço de Saúde e Metodologia Lixo Zero’, ministrada pelo gestor de Política Ambiental do Hospital São Julião, Bruno Maddalena.

O evento teve por objetivo mostrar o panorama nacional, estadual e municipal dos resíduos sólidos de saúde e incentivar os próprios servidores e as organizações das quais fazem parte que se tornem mais conscientes acerca dos caminhos e finalidades dos resíduos antes que sejam descartados.

Para o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, o encontro serviu para apresentar uma mudança de comportamento e difundir a iniciativa do Hospital São Julião.

“Essa palestra está diretamente ligada às premissas do Governo do Estado para que Mato Grosso do Sul seja próspero, digital, verde e inclusivo. Foi uma palestra inspiradora para todos os que estiveram presentes e que ajudem a difundir esses conceitos no nosso estado”, pontua o secretário.

Bruno Maddalena, gestor de Política Ambiental do Hospital São Julião.

A palestra teve o apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e esclareceu como a ferramenta ‘Lixo Zero’ contribuiu na redução de resíduos gerados no hospital e como boas práticas podem colaborar na construção de um hospital sustentável.

“Conseguimos com ajuda da ferramenta ‘Lixo Zero’, que é uma metodologia que é bastante recente no Brasil, mudar o panorama da gestão do resíduo sólido no Hospital São Julião, permitindo o máximo aproveitamento e encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos”, afirma Bruno.

A implementação do método é possível tanto em uma empresa que trabalha na área da saúde pública, quanto da saúde privada. Estiveram presentes no evento o secretário-adjunto da Semadesc, Walter Benedito Carneiro Júnior, e o presidente do Hospital São Julião, Carlos Melke. Participaram da palestra diretores, coordenadores, gerentes e técnicos da SES.

Certificação ‘Rumo ao Lixo Zero’

O Hospital São Julião recebe no dia 26 de junho o embaixador da Itália, Francesco Azzarello. A visita está ligada ao trabalho de preservação do meio ambiente que, tanto a embaixada quanto o hospital desenvolvem. Atualmente, o Hospital São Julião tem 57% de seus resíduos sólidos desviados do aterro sanitário, número que o habilita a ser o primeiro hospital do Brasil a receber a certificação “Rumo ao Lixo Zero”.

Texto e Fotos: Kamilla Ratier, SES