segunda-feira, 22/04/2024
Saúde e Sociedade de Endoscopia lançam Campanha Março Azul com foco na prevenção ao câncer colorretal

Em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta quarta-feira (12) a web aula “Curso básico de segurança do paciente” por meio da Plataforma Telessaúde MS. O evento inicia às 14 horas e é voltado aos profissionais dos hospitais de Mato Grosso do Sul.

Conforme a gerente técnica de serviços de saúde da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, Aline Schio, o curso tem o objetivo de instrumentalizar os hospitais, a fim de que possam implementar as medidas de redução de danos, visando uma assistência mais segura e de qualidade.

“O tema é relevante aos hospitais devido ao montante de eventos adversos que acontecem todos os dias nos serviços de saúde. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), um a cada quatro pacientes internados está sujeito a sofrer um evento adverso. Portanto, implantar protocolos, ter uma comunicação efetiva e trabalhar com as melhores práticas são fatores que reduzem as chances de ocorrer um agravo”, destaca Schio.

Durante a transmissão será debatido tema como a implantação dos protocolos preconizados pela Anvisa, através da resolução RDC nº 36 de 25 de julho de 2013, que institui ações para segurança do paciente em serviços de saúde no Núcleo de Segurança do Paciente.

A palestra será ministrada pela gerente técnica de serviços de saúde, Aline Schio, e pelas enfermeiras Patrícia Trindade Benites e Simone Oliveira de Carvalho. O acesso à web aula pode ser feito através do link: http://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.

Programa Nacional de Segurança do Paciente

 Instituído em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país e tem como objetivo promover a cultura da segurança do paciente por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde.

Em 2023, o tema da campanha em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente éCompartilhar os avanços para acelerar a mudança com o propósito de estimular os trabalhadores da saúde a compartilharem experiências exitosas acerca da Segurança do Paciente.

Comunicação SES

Foto: Divulgação