quinta-feira, 25/04/2024
Saúde e Educação reforçam ações de prevenção da gripe e das arboviroses em ambientes escolares

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou nesta segunda-feira (10), a web conferência para a discussão de medidas preventivas contra doenças respiratórias e das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) em creches e ambientes escolares.

O encontro faz parte do Programa Saúde na Escola, política intersetorial da saúde e da educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras e é uma das estratégias da SES para o enfrentamento do aumento do número de casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) em crianças com até nove anos de idade.

Segundo a coordenadora de ações em saúde, Karine Cavalcante da Costa, a reunião foi muito importante para alinhar e intensificar as ações de prevenção no ambiente escolar. “Essa parceria entre a saúde e a educação é fundamental para potencializar as ações de promoção à saúde e prevenção da saúde, além de também proporcionar subsídios para discussão com os familiares”.

Na ocasião foram tratadas algumas orientações como a identificação de casos suspeitos de síndrome gripal, a limpeza, desinfecção de objetos e superfícies que entram em contato com as crianças e a importância de estimular a imunização nesta faixa etária. Além disto, os participantes também foram direcionados acerca da prevenção das arboviroses.

Comunicação SES

Foto: Divulgação