segunda-feira, 26/02/2024

Projeto cria para campanha para avaliação periódica da saúde da mulher no SUS

Audiência Pública - Apresentação Secretaria Nacional Esporte Amador. Dep. Nely Aquino (PODE - MG)

18/09/2023 – 10:47  

Renato Araújo / Câmara dos Deputados

Nely Aquino, autora da proposta

O Projeto de Lei 1799/23 institui campanha de avaliação periódica da saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS). Pela proposta, todos os anos, a mulher poderá ser atendida e realizar exames médicos, preferencialmente no mês do aniversário dela. 

Caso não haja oferta dos exames solicitados por profissionais do SUS, o Poder Público deverá ofertá-los  por meio da celebração de contratos e convênios com entidades prestadoras de serviços privados de saúde.  

O projeto de lei estabelece que a campanha de saúde deverá oferecer, além da realização de exames preventivos:

  • palestras sobre a importância da atividade física;
  • aferição da pressão arterial; e
  • orientação nutricional.

As despesas decorrentes da execução da medida correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Diagnóstico precoce
Autora da proposta, a deputada Nely Aquino (Pode-MG) cita dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), segundo os quais o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as brasileiras, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

“Se isso não bastasse, as doenças do aparelho circulatório representam a primeira causa de óbito de mulheres no Brasil”, acrescenta.

“É preciso garantir que as mulheres sejam atendidas por profissionais de saúde qualificados e se submetam a avaliações periódicas, para que possam prevenir a ocorrência de doenças, diagnosticá-las precocemente ou tratá-las de forma tempestiva”, complementa.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon