A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta quinta-feira (22) a web aula “Vigilância do Óbito Materno e Infantil na Rede” por meio da Plataforma Telessaúde MS. O evento inicia às 14 horas e é destinado aos profissionais de saúde da Renaveh (Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar) Mato Grosso do Sul.
Para a responsável técnica pela Vigilância do Óbito Materno da SES, Hilda Guimarães, a web visa fortalecer o trabalho de vigilância do óbito materno, infantil e fetal e de mulheres em idade fértil no âmbito de investigação e notificação hospitalar.
“É importante que esse grupo da Renaveh seja membro dos comitês municipais para que a gente fortaleça cada dia mais os estudos e veja onde tenha mais fragilidades para que, assim, possamos minimizar os problemas e diminuir o óbito materno e infantil”, destaca.
Durante a transmissão serão abordadas importância da notificação, quais os agravos que devem ser notificados e a investigação dos casos no ambiente hospitalar, como devem proceder e a importância da interação entre todos os pontos da rede.
As palestras serão ministradas pela enfermeira e responsável técnica pela Vigilância do Óbito Materno, Hilda Guimarães, e pela enfermeira, Carolina Chita. O acesso à web aula pode ser feito através do link: http://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.
Kamilla Ratier, SES
Foto: Álvaro Rezende/Divulgação