quarta-feira, 19/06/2024
Para a padronização dos processos de trabalho, SES capacita assistência farmacêutica das microrregiões de Dourados e Ponta Porã

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica e Coordenadoria de Assistência Farmacêutica Especializada, realizou nesta terça-feira (11) capacitação com os colaboradores do município de Dourados sobre o sistema de gerenciamento do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica para a descentralização do atendimento em Mato Grosso do Sul.

Na quarta-feira (12) a capacitação acontece com os colaboradores dos municípios da microrregião de Dourados que, além de fornecer habilitação técnica aos servidores das secretarias municipais de saúde acerca das últimas atualizações dos protocolos e medicamentos fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de responsabilidade estadual, o encontro tem o objetivo de reorganizar a assistência farmacêutica nos municípios participantes, reorganizar os fluxos de atendimento e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Já na quinta-feira (13) o município de Ponta Porã recebe a equipe da SES para a capacitação com os colaboradores da microrregião de Ponta Porã.

Conforme a coordenadora geral da Assistência Farmacêutica da SES, Marina Sawada Torres, a capacitação é importante para a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes que recebem os medicamentos adquiridos pelo Estado e Ministério da Saúde e que são encaminhados aos municípios.

“A capacitação realizada nesta terça é para finalizar a migração, para que os pacientes que já são atendidos no serviço municipal de saúde, passem a ser atendidos em um local só. Antes, eles tinham que vir até o Núcleo Regional de Saúde para fazer o cadastro para a solicitação do medicamento do componente especializado e muitos deles pegavam o medicamento no serviço municipal de saúde. Isso facilitará bastante o deslocamento, pois o cadastro e a retirada do componente especializado serão feitos em um lugar só”.

Então, a partir de segunda-feira (17), o município de Dourados também passa a realizar o cadastro para a solicitação, dispensação e renovação da continuidade do tratamento. O atendimento deixará de ser realizado no Núcleo Regional de Saúde e passará a ser realizado no Serviço Municipal de Saúde em 78 municípios do estado.

“Com a padronização dos processos de trabalho, fluxos de documentos e entrega, asseguramos maior eficiência e eficácia, com a garantia de continuidade do tratamento e sem prejuízo ao paciente”, garante Sawada.

Durante a programação serão abordados temas desde a assistência farmacêutica básica, estratégica, especializada até a logística farmacêutica dentro do estado. Participam da capacitação colaboradores entre farmacêuticos responsáveis pela assistência farmacêutica e profissionais que atuam na área dos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina.

Na quinta-feira (13), a capacitação acontece na microrregião de Ponta Porã com os colaboradores dos municípios de Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas.

Kamilla Ratier, SES