segunda-feira, 4/03/2024

Médico vai até o canteiro de obras para fazer campanha de prevenção ao câncer de próstata

Vereador Dr. Jamal alerta para a importância do exame preventivo no Novembro Azul

O preconceito é um dos maiores desafios para evitar o câncer de próstata, doença que mata por ano cerca de 10 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para conscientizar a sociedade sobre a doença, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Campo Grande (Sintracom) vai fazer uma ação em um canteiro de obras nesta quinta-feira, 16 de novembro. O médico Jamal Salem irá ao canteiro de obras explicar aos trabalhadores sobre a importância da prevenção.

“No setor da construção civil temos muitos trabalhadores com idade para fazer a prevenção, porém a maioria não procura o médico seja por preconceito ou por falta de informação”, diz José Abelha, presidente do Sintracom. A recomendação, segundo o INCA, é fazer o exame a partir dos 45 anos de idade, e repeti-lo uma vez por ano.

Pelas estimativas do INCA, A  doença  deve atingir neste ano em Mato Grosso do Sul 1230 pessoas. “O diagnóstico precoce com exame de sangue e toque retal previne 90% dos óbitos”, afirma o urologista Marcelo Vilela do Hospital de Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande.

LOCAL: CANTEIRO DE OBRAS DA RG ENGENHARIA – RESIDENCIAL ITAARA

RUA JOSÉ RODRIGUES DE MELO, JARDIM CENTENÁRIO

DATA: 16/11 – QUINTA-FEIRA

HORÁRIO 7h20