sábado, 2/03/2024

Comissão vai debater incentivo aos investimentos em saneamento básico

Joseildo Ramos discursa na tribuna do Plenário da Câmara

23/10/2023 – 11:18  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Joseildo Ramos é o autor do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na quinta-feira (26) para discutir medidas de incentivo ao financiamento de serviços de saneamento básico no Brasil.

Confira a lista de convidados da reunião, marcada para as 9 horas, em local ainda não definido.

O autor do requerimento para a audiência é o deputado Joseildo Ramos (PT-BA). Segundo ele, o desafio atual é remover as travas que dificultam o financiamento do FGTS a investimentos na área por parte de empresas estaduais e serviços municipais.

“Em nome do controle do endividamento público, o Conselho Monetário Nacional (CMN) tem dificultado o acesso ao crédito das companhias estaduais e municipais e das autarquias municipais ainda que apresentem baixo nível de alavancagem e elevada capacidade de endividamento, uma vez que as restrições impostas são baseadas em limites genéricos e não levam em consideração a capacidade econômico-financeira individual dos potenciais tomadores de recursos”, disse Ramos.

Essa situação, acrescenta o deputado, impacta de forma negativa o ritmo para chegar à universalização do serviço de saneamento e pressiona a elevação das tarifas, cuja receita se torna a principal fonte de financiamento do investimento necessário.

Da Redação – RB