quarta-feira, 21/02/2024

Vereadora Luiza Ribeiro se reúne com o superintendente do Ministério do Trabalho em MS para apresentar Projeto de Resolução de Frente Parlamentar da Rota Bioceânica

02.08.2023 · 3:36 · Vereadora Luiza Ribeiro

Clique na imagem para ver a galeria completa

Na manhã desta quarta-feira (02), a vereadora Luiza Ribeiro realizou uma visita ao superintendente do Ministério do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Cantero, para apresentar o Projeto de Resolução nº529/2023, que institui uma Frente Parlamentar na Câmara Municipal de Campo Grande, com o propósito de acompanhar de perto o desenvolvimento e a execução da Rota Bioceânica.

A Rota Bioceânica representa um marco estratégico para a região, potencializando as relações comerciais entre o Brasil e os países vizinhos, fomentando o crescimento econômico e criando novas oportunidades para a população. Diante da relevância desse projeto, a vereadora Luiza Ribeiro, que é presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, busca garantir uma efetiva fiscalização e discussão sobre as etapas do processo, assegurando que os benefícios alcancem a comunidade de forma sustentável e inclusiva.

A vereadora Luiza Ribeiro reconhece a importância desse projeto e acredita que uma Frente Parlamentar dedicada a esse assunto será fundamental para garantir um desenvolvimento econômico e social, assegurando que a comunidade local não seja levada a situações de mais fragilidades dos direitos humanos.

“A Rota Bioceânica não interessa somente aos grandes empresários e aos governos brasileiro e chileno. Ela interessa especialmente aos moradores por onde esse corredor vai passar e os impactos onde essa população habita. Então mobilizar os moradores locais é um desafio que nós estamos nos propondo, porque isso faz parte da garantia dos direitos humanos de inserção desse povo nesse momento tão especial que todos nós vamos passar”, afirma a vereadora.

Ao encontrar com o superintendente Alexandre Cantero, a vereadora Luiza Ribeiro ressaltou a importância da parceria entre o poder legislativo e o governo federal, a fim de unir esforços para o desenvolvimento da Rota Bioceânica, garantindo assim sua execução de forma transparente e responsável. Especificamente, porque está a cargo da Superintendência do Ministério do Trabalho as políticas de combate ao trabalho infantil, o trabalho análogo à escravidão e situações de tráfico de pessoas.

Reconhecidamente, em pouco tempo à frente da Superintendência do Ministério do Trabalho em MS, o advogado Alexandre Cantero, já trouxe uma nova dinâmica para superintendência, aumentando as fiscalizações e visitas por Mato Grosso do Sul.

Comitê da Rota Bioceânica do Grande Lageado

Na última segunda-feira (31), lideranças sociais e comunitárias da Grande Lageado constituíram um Comitê da Rota Bioceânica. Inicialmente esse comitê irá promover uma informação a todos os moradores da região sobre a Rota Bioceânica e o que pode significar para a comunidade. O objetivo do comitê também é estar inserido nas discussões feitas em Mato Grosso do Sul e no Brasil a respeito dessa efetiva implantação, para garantir que os direitos dos moradores e dos trabalhadores sejam respeitados.

Fazem parte do comitê: Elisa Rodrigues, Pe. Agenor Martins, Diego Licínio Peres, Carlos Henrique Souza, Lucas da Costa, Rubens Alcântara, Francisca Melo, Ronaldo Leão, Luciane Costadele, Celso Luiz de Paulo e Frei Jairo de Souza.

Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora