Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024

10.07.2023 · 4:30 · Vereador Prof. André Luis

Clique na imagem para ver a galeria completa

No sábado (8), foi realizada, no plenário Edroim Reverdito, na Câmara Municipal de Campo Grande, a primeira reunião da Comissão Especial das Causas Indígenas. A criação da comissão especial foi um encaminhamento feito durante audiência pública de propositura do vereador André Luis que tratava de políticas públicas nas aldeias indígenas de Campo Grande. Posteriormente, a mesa Diretora da Câmara publicou o ato no Diário do Legislativo criando o colegiado.

Presidente da comissão, o vereador Prof. André Luis recebeu as demandas da população indígena da capital, juntamente com o vereador Alírio Villasanti, membro da comissão. Caciques e lideranças indígenas de diversas etnias estiveram presentes e expuseram as necessidades de suas comunidades.

“Nosso estado tem a segunda maior população indígena do país e nossa capital possui aproximadamente 20 mil indígenas. Essa reunião é essencial para que tenham suas vozes ouvidas e suas demandas levadas aos órgãos competentes”, afirmou André Luis

De acordo com os relatos das comunidades indígenas presentes, as principais necessidades são a demarcação e regularização de terras, atenção à saúde, inclusão das causas indígenas no orçamento municipal e a posse dos novos membros do CMDDI – Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas.

Durante a reunião, Alírio Villasanti se disponibilizou a fazer uma ponte entre a população indígena e o executivo municipal para cobrar a posse dos novos membros do CMDDI.

Segundo o vereador Prof. André Luis, é importante também que os povos originários se organizem para apresentar, nas eleições de 2024, candidatos indígenas: “Nosso legislativo municipal precisa aumentar sua diversidade. Vereadores e vereadoras indígenas poderão colocar em evidência suas pautas e trazer mais representatividade a seus pares”.

Ainda durante o encontro, foi decidida a data da próxima reunião, que ocorrerá no dia 5 de agosto, às 8h30, na Câmara Municipal de Campo Grande. De acordo com o presidente da comissão, vereador Prof. André Luis, a ideia é que comissão se reúna uma vez por mês.

Assessoria de Imprensa do Vereador

  • Campo Grande, 150 anos de História