sexta-feira, 24/05/2024
Vereador Dr. Victor Rocha participa da Audiência Pública da prestação de contas da SESAU

02.03.2023 · 11:34 · Vereador Dr. Victor Rocha

Na segunda-feira (27), aconteceu uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores para a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2022 pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites.

O evento foi conduzido pelo vereador e presidente da Comissão Dr. Victor Rocha com a participação do vereador Dr. Loester, Ronilço Guerreiro e a vereadora Luiza Ribeiro.

O vereador Dr. Victor Rocha, finalizou a audiência fazendo algumas colocações que são de suma importância baseado na apresentação do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites.

“Durante a discussão foram abordados os temas como a greve da enfermagem pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem do município de Campo Grande. Foi discutido também a questão da greve dos médicos do Hospital do Câncer Alfredo Abrãao, tanto que propusemos uma audiência pública para discutir esse contrato e buscar um financiamento adequado para que a população não seja desassistida. Outra grande preocupação nossa é a falta de medicamentos, temos mais de 50 tipos que estão em falta e que são muito importantes para a população, e demos de sugestão uma compra emergência, ” ressaltou o Dr. Victor Rocha.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, apresentou que a Capital tem 916.001 habitantes, sendo a maior parte do sexo feminino.

Com relação a causa de mortalidade na Capital, foi apresentado que em 2022, 27,27% das mortes foram decorrentes de doenças do aparelho circulatório, com destaque para as doenças isquêmicas do coração e as cerebrovasculares. O câncer vem na segunda posição com 16,17%, seguido das doenças do aparelho respiratório em terceiro. Ainda que os acidentes de trânsito compõem a maior parcela dessas mortes por causas externas, foi destacado o suicídio que cresce gradativamente na capital, com um incremento de 35% em relação a 2021.

Foi ainda apresentado que existem 73 unidades básicas atendendo na Capital, a mais nova é USF DR NASRI SIUFI, no Jardim Presidente, entregue no fim do ano passado depois de 10 anos. Sobre os servidores da saúde, foi levantado um total de 1.258 servidores SESAU em contratos temporários e cargos em comissão e 6.169 servidores SESAU Estatutários e Empregados Públicos. Com relação ao número de Médicos que atendem nas unidades de saúde totalizam 583 concursados e 804 contratos temporários e cargos em comissão.

Com informações da Assecom da Câmara de CG