segunda-feira, 26/02/2024

Ronilço Guerreiro parabeniza Governo MS por restauração da estátua de Manoel de Barros, mas pede monitoramento para evitar novo ato de vandalismo

Ronilço Guerreiro parabeniza Governo MS por restauração da estátua de Manoel de Barros, mas pede monitoramento para evitar novo ato de vandalismo

08.12.2023 · 3:23 · Vereador Ronilço Guerreiro

Um dos grandes monumentos de nossa Capital, a estátua do poeta Manoel de Barros, que fica no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Rui Barbosa, será revitalizada. Em 2021 vândalos arrancaram e roubaram o pé da escultura e, como presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campo Grande, Ronilço Guerreiro vinha cobrando uma solução para o problema.

Nesta semana o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), anunciou a revitalização da estátua no valor de R$ 75,6 mil. O trabalho será feito pelo artista plástico Ique e, além de recolocar o pé, fará outros reparos no monumento. De acordo com a Fundação de Cultura, a obra deverá durar 6 meses.

“Essa é uma notícia muito importante para nossa cultura, pois esse ícone que também é turístico precisa de cuidado. Parabéns ao Governo do Estado pela sensibilidade e esperamos que esse ato de vandalismo nunca mais se repita”, comentou Guerreiro.

Apesar da boa notícia, Guerreiro cobra um cuidado maior com os monumentos da Capital. “Precisamos de zeladoria, cuidados periódicos e principalmente segurança. É um absurdo nunca terem encontrado os vândalos em um ato realizado na principal avenida da cidade, por isso espero que seja colocada câmera de segurança exclusiva para proteção da estátua”, complementou o vereador.

De acordo com notícia publicada no site da FCMS, a imagem de bronze foi inaugurada em 19 de dezembro de 2017, dia que foram comemorados os 101 anos de nascimento de Manoel de Barros, contemplando também os 40 anos de Mato Grosso do Sul. A obra de arte mede 1,38 metro de altura (incluindo o pedestal de fixação da base de concreto) por 1,60 metro de largura.

A escultura em tamanho real apresenta algumas características marcantes, rica em detalhes, desde o sorriso cativante do poeta aos seus trajes simples, as pernas cruzadas, o tênis surrado, ao lado de caramujos e do ninho de pomba, com os quais dialogava e se inspirava entre imagens, lembranças e metáforas.

Com informações sobre o monumento da FCMS.

Assessoria de Imprensa do Vereador