quarta-feira, 19/06/2024
Representantes da comunidade japonesa são homenageados com a “Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga”

28.11.2023 · 7:20 · Solenidades

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta segunda-feira (27), sessão solene de outorga da Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga, em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa. A data foi instituída no município por meio da Lei 3.342/1997 e pelas Resoluções 1.191/14 e 1.273/18. A solenidade foi proposta pelo vereador Dr. Loester.

“Recebam nossos mais sinceros agradecimentos. Sem o apoio e a companhia de vocês nessa jornada, nada disso teria sentido. É com muita gratidão que recebemos essa homenagem dos vereadores. Essa noite é para reviver a história e relembrar os caminhos percorridos. Valorizar cada conquista obtida e praticar a gratidão. Mas, acima de tudo, é para preservar e fortalecer os princípios que norteiam as nossas vidas”, discursou Márcio André Yamamura, que falou em nome dos homenageados

A medalha é outorgada aos japoneses, descendentes e não descendentes, moradores da cidade de Campo Grande, com relevantes serviços prestados à comunidade. A solenidade foi realizada em alusão aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

Para presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, Nilson Tamotsu Aguena, a homenagem é uma marca importante na vida de cada um. “É um momento de grande importância na vida pessoal de cada um. No futuro, vão entender a importância desse reconhecimento. Significa muito ter sido lembrado pela Câmara Municipal. Agradeço a Deus por estarmos vivendo essa grande emoção de homenagearmos nossos amigos”, afirmou.

Em sua fala, o prefeito interino de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão, destacou a atuação de Haguemo Tomonaga. “O Poder Legislativo tem a honra de homenagear a comunidade japonesa. Dr. Haguemo, além de vereador nesta Casa, era um grande médico. Vocês estão levando uma medalha com o nome de uma pessoa íntegra, de conduta ilibada e que honrou a comunidade japonesa. Campo Grande deve muito à comunidade japonesa”, afirmou.

Já o presidente em exercício da Casa, vereador Dr. Loester, falou da influência da comunidade japonesa na cultura de Campo Grande. “Que essa noite seja marcada na vida de cada um de vocês pelo que vocês representam para Campo Grande. A imigração japonesa trouxe inestimável contribuição e, quando analisamos Campo Grande, percebemos os costumes e hábitos que foram trazidos por esse povo. A influência dos japoneses ajudou a moldar nossa Capital”, afirmou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal