sexta-feira, 23/02/2024

Profissionais do agronegócio são homenageados com a medalha “Medalha Tereza Cristina” na Câmara

Profissionais do agronegócio são homenageados com a medalha “Medalha Tereza Cristina” na Câmara

06.10.2023 · 8:26 · Solenidades

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta sexta-feira (6), sessão solene de outorga da Medalha Tereza Cristina de Liderança no Agronegócio. A comenda é outorgada a líderes empresariais, pesquisadores ou profissionais que se destacaram por sua liderança e visão estratégica no âmbito do agronegócio, promovendo o crescimento e a modernização do setor em Campo Grande.

“Essa classe ajuda no crescimento do Estado, alavancando o PIB [Produto Interno Bruto]. É uma homenagem justa às pessoas que empreendem no agronegócio. Mato Grosso do Sul é muito rico nessa área. Essa homenagem levar o nome da Tereza Cristina é muito justo, pois ela fez muito por Mato Grosso do Sul e pelo Brasil. É uma classe que fomenta o crescimento do nosso Estado”, disse o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.

A solenidade foi proposta pelo vereador Prof. Riverton. A homenagem leva o nome da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Engenheira agrônoma e empresária, foi secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul, deputada federal entre 2015 e 2023, além de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil entre 2019 e 2022. Nas eleições de 2022, Tereza Cristina foi eleita senadora com mais de 60% dos votos válidos.

“É uma homenagem mais que justa e merecida, por todo trabalho que ela fez por Mato Grosso do Sul e pelo Brasil. É uma singela homenagem, mas merecida. É sinal que a gente tem, realmente, o respeito e o carinho por todos os nossos produtores rurais. Essa homenagem é um projeto de todos, pois foi votado e aprovado pelo plenário”, disse o vereador Professor Riverton, proponente da solene.

A senadora Tereza Cristina agradeceu a homenagem e destacou o papel do Estado no agronegócio brasileiro. “É uma honraria que não esperava receber, ainda mais em vida. Fico muito feliz. Essa medalha vai para todos aqueles que produzem nesse Estado e tem na sua agropecuária toda essa pujança e traz riqueza para o nosso Estado, que bate recordes e produz cada vez mais, com tecnologia e sustentabilidade. É um Estado que é protagonista nesse setor”, afirmou.

Falando em nome dos homenageados, o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, destacou a união da categoria. “O trabalho de vocês é um diferencial e é reconhecido pela coletividade. É muito difícil largar a família, suas casas, e atender o desejo de outras pessoas, que, muitas vezes, não é o nosso. Este é o diferencial que os trouxe até aqui. As coisas não vêm por acaso. Ninguém trabalha para ganhar uma homenagem tão bonita dessa, com um nome tão representativo. Vai ficar marcado na memória de todos nós”, afirmou.

Em sua fala, o governador Eduardo Riedel falou da importância dos produtores para a economia do Estado. “Cada um, a sua maneira, deu uma grande contribuição para o Mato Grosso do Sul se tornar o que se tornou. Como governador, agradeço a Câmara Municipal por esse reconhecimento. Acompanhei de dentro a transformação pela qual o agronegócio passou. Homenageamos, sim, em vida, quem faz por merecer. Me sinto extremamente honrado e orgulhoso em receber essa homenagem e carregar a Tereza Cristina no peito”, afirmou.

Já o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, ressaltou a importância do agronegócio para o Estado. “A matriz econômica do nosso Estado é o agronegócio. Essa possibilidade de homenagear pessoas que ajudam nesse setor é de extrema importância. Estou muito feliz em receber essa homenagem e é um motivo para que possamos trabalhar cada vez mais, entregar cada vez mais ao nosso Estado. É motivo de muito orgulho estar aqui”, afirmou.

Também presente na solenidade, a prefeita Adriane Lopes afirmou que a homenagem é mais que justa aos que ajudam no desenvolvimento da cidade e do Estado. “Nossa Capital é pujante e a produção da nossa Campo Grande tem sido referência para o País graças a vocês, produtores e produtoras, que contribuem com a cidade. Seus feitos impactam vidas em todo o País. A todos, parabéns e desejo que continuem avançando e nos ajudando a fazer de Campo Grande a capital das oportunidades”, discursou.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual João César Mattogrosso falou da alegria em receber a honraria. “Essa noite é muito especial. Fico honrado de poder estar retornando à essa Casa. Talvez eu nem seja merecedor dessa homenagem. E, quando olho aos homenageados, penso e repenso se era pra estar aqui recebendo. O agro é a mola propulsora do nosso País e Mato Grosso do Sul é reconhecido pela tecnologia empregada na agricultura e na pecuária. Reconhecer essas pessoas é motivo de muito orgulho”, disse.

Confira os homenageados:

Betinho – Willian Cabral Mota e Ramão da Silva Franco
Beto Avelar – Melquiades da Silva Pinto, Jober Prado Guimaraes e Bruno Rondon Tavares
Carlos Augusto Borges – Flavio Alves de Morais e Luiz Roberto Pires
Claudinho Serra – Eduardo Corrêa Riedel e Jamilson Lopes Name
Coronel Villasanti – João Cesar Mattogrosso Pereira e Ulisses Azuil de Almeida Serra Netto
Delei Pinheiro – Bernard Pierre Louvet e Rogean Ruy Veiber Silva
Dr. Jamal – Olimpio Stiehler Junior e Djanira Estevao Correa
Dr. Loester – Oswaldo Mochi Junior e Manoel Goes Pache
Dr. Victor Rocha – Jaime Valler e Fernando Souza Soares
Edu Miranda – Vania Abreu de Mello e Laercio Alves de Carvalho
Gilmar da Cruz – André Figueiredo Dobashi e Rafael Nunes Gratao
Junior Coringa – Elda Regina Leite Galvao de Avila e Ivanil de Camargo Nemet
Luiza Ribeiro – Thereza Luiza Corrêa da Costa Thedim e Carline Yumi Ohi
Paulo Lands – Karla Aparecida Amaral Nantes Rodrigues e Gustavo Daniel de Souza Varella
Ronilço Guerreiro – Walter Gargione Adames e Adroaldo Hoffmann
Tabosa – Sérgio Pedrossian Cortada de Abrantes e Robison Gatti Vargas
Tiago Vargas – João Lima da Silva e Rodrigo Buainain de Castro
Valdir Gomes – Jonatan Pereira Barbosa e Gui Olintho Macedo
William Maksoud – Livio José Andrighetti e Celso Augusto Cardoso Correa
Zé Da Farmácia – Adriany de Luna Falco e Eleíza Moraes Machado
Professor Riverton – Carlos Wagner Guarita Marquez, Marcelo Bertoni, Mario Sergio Machado Metello e Guilherme de Barros Costa Marques Bumlai

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal