segunda-feira, 4/03/2024

Professor Riverton apoia e participa de mutirão do projeto Controlador Jovem, no Jardim Noroeste

Professor Riverton apoia e participa de mutirão do projeto Controlador Jovem, no Jardim Noroeste

23.10.2023 · 1:08 · Vereador Professor Riverton

Clique na imagem para ver a galeria completa

No último sábado (21), a Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, localizada no Jardim Noroeste, realizou mais uma etapa do Projeto Controlador Jovem A iniciativa da Controladoria-Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de proporcionar aos alunos e comunidade escolar uma experiência pedagógica que contribua para a disseminação de conhecimentos do controle social, além de estimular a reflexão e execução das políticas públicas educacionais no município de Campo Grande.

Na etapa do último sábado, os estudantes e a comunidade participaram da pintura do parque de pneus, montagem do pergolado, trilha sensorial e orquidário.

A iniciativa contou com apoio e participação do vereador Professor Riverton (PSD), que doou lixeiras para separação responsável do lixo. “O projeto Controlador Jovem reflete a importância da transversalidade na Educação, onde os ensinamentos são ampliados para fora da sala de aula e das disciplinas regulares. É uma alegria acompanhar o empenho dos estudantes e da comunidade para fortalecer a preservação e consciência ambiental”, enfatiza o parlamentar.

A iniciativa adota a metodologia de auditoria, que identifica nas unidades escolares situações que necessitam de intervenções. Assim sendo, o papel é diagnosticar, avaliar as causas e projetar possíveis soluções para a melhoria do ambiente escolar por meio da cidadania ativa e qualificada. As ações e intervenções deverão ser conduzidas com a utilização do menor ou nenhum recurso financeiro, bem como incentivar a sustentabilidade.

Entre os objetivos estão o de despertar nos alunos a cidadania, a transparência, o controle social, o voluntariado e a consciência ambiental; possibilitar o conhecimento de conceitos que desenvolvam a construção da cidadania, de modo que estimule a participação social de forma crítica e consciente; Incentivar o respeito, solidariedade, amizade, disciplina, justiça e o convívio social no âmbito escolar e na sociedade; reforçar valores éticos, consciência de zelo pelo bem público e o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar; entre outras.

As unidades escolares que ofertarem os anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano e se destacarem nas ações, concorrem a premiações.

De acordo com a coordenadora da E.M Rachid Saldanha Derzi, Rinileide Ferreira Lima, o apoio recebido para a realização desta etapa do mutirão foi fundamental para o sucesso do evento. “O envolvimento, entusiasmo e dedicação demonstrados por cada um mostram o compromisso que temos em trabalhar juntos para criar um ambiente escolar enriquecedor para nossos alunos. Graças ao empenho coletivo, conseguimos alcançar resultados significativos e promover conscientização sobre o cuidado com o patrimônio público. Agradecemos ao Professor Riverton pela parceria, que sempre se disponibiliza a ajudar a comunidade e por acreditar no projeto ao viabilizar a implantação da coleta seletiva na escola por meio das lixeiras, o que foi muito importante”, relata a coordenadora.

A iniciativa contou também com apoio do Motoclube Insanos e ao Anarquia Motogrupo.

Elci Holsback
Assessoria de Imprensa do Vereador