quarta-feira, 21/02/2024

Prefeita garante que vai sancionar lei de Ronilço Guerreiro que garante transporte gratuito no dia de provas do Enem e vestibulares de universidades públicas

Prefeita garante que vai sancionar lei de Ronilço Guerreiro que garante transporte gratuito no dia de provas do Enem e vestibulares de universidades públicas

12.07.2023 · 10:53 · Vereador Ronilço Guerreiro

Clique na imagem para ver a galeria completa

Após reunião com o Ronilço Guerreiro e estudantes, a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes garantiu que vai sancionar a lei de autoria do vereador que garante transporte público gratuito aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares das universidades públicas da Capital em dias de prova presencial.

O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. “Foi uma ótima conversa com a prefeita e ela entendeu a importância desta lei ser sancionada. É o futuro de muitos jovens que passa por esse projeto, pois no dia da prova tem muita gente que não tem condições de se dirigir ao local agendado pela distância e por não ter como pagar o transporte”, destacou Guerreiro.

Adriane ressaltou que vai sancionar e quer fazer um ato de apresentação da lei. “Trata-se de uma lei importante para os jovens de nossa cidade e vamos realizar uma ação na Capital com todos os estudantes para garantir esse benefício que pode mudar a vida de muitas pessoas”, comentou a chefe do executivo municipal.

De acordo com a lei aprovada, o candidato vai obter a gratuidade apresentando o comprovante de inscrição quando entrar no coletivo. Para viabilizar a gratuidade, também foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Complementar 864/23, que altera o parágrafo 1º do artigo 2º da Lei Complementar 485, de abril deste ano. Segunda a Câmara Municipal, a proposta de Ronilço Guerreiro, inclui no montante de R$ 15,6 milhões da subvenção econômica do transporte coletivo a destinação dos recursos para atender aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos demais vestibulares de Universidades Públicas com provas realizadas em Campo Grande, exclusivamente nas datas que serão aplicados os exames presenciais.

“Esse é um projeto importante e temos que ter sempre fortalecidas iniciativas como esta que incentiva a educação e garante benefícios para quem precisa”, comentou o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges. “É nosso papel enquanto vereadores buscarmos meios de facilitar a vida dos estudantes. Essa lei da gratuidade para alunos do município foi pioneira aqui em Campo Grande com ex-prefeito Juvêncio e agora mais uma conquista para nossa educação”, complementou Ronilço Guerreiro.

O projeto chegou ao gabinete de Guerreiro através de estudantes que argumentaram sobre a dificuldade que muitos alunos têm nos dias de prova do Enem. “Nosso gabinete está aberto para essas iniciativas. Fomos provocados a pensar meios de ajudar os estudantes e agora temos uma lei. Sabemos que no dia do Enem o candidato às vezes mora nas Moreninhas e tem a prova marcada para a UCDB, ou está no bairro Nova Lima e precisa se deslocar até a UFMS”, disse Ronilço.

Assessoria de Imprensa do Vereador