sexta-feira, 14/06/2024
Papy homenageia massoterapeuta e presidente da ACB pelo Dia da Comunidade Japonesa

28.11.2023 · 11:03 · Vereador Papy

Em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, o vereador Papy (SOLIDARIEDADE) homenageou o massoterapeuta Armando Hayashida e o presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol (ACB), Octacílio Sakai Júnior, com a Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga.

A Medalha é outorgada aos japoneses, descendentes e não descendentes, moradores da cidade de Campo Grande, com relevantes serviços prestados à comunidade. A solenidade foi realizada em alusão aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil. A sessão solene foi proposta pelo vereador Dr. Loester (MDB).

Pensando na contribuição À sociedade campo-grandense, Papy entregou a Medalha a Armando Hayashida, neto de japoneses que migraram em 1927. Nascido em Santa Albertina (SP), é casado e tem quatro filhos. Ainda criança mudou-se para Campo Grande. Mas no início da década de 90 foi para o Japão, onde trabalhou na indústria automobilística por mais de uma década. Atualmente, trabalha como massoterapeuta com atendimentos em domicílio e em órgãos públicos.

O outro homenageado é formado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mas iniciou no serviço público em 2012, quando foi aprovado no concurso para Gestor de Atividades Gerais de Trânsito. Octacílio Sakai Júnior foi eleito presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito (SINDETRAN/MS), em 2016, onde permaneceu na função por 6 anos.

Hoje, faz parte do Conselho Administrativo da CASSEMS e está na Presidência da Associação Campo-Grandense de Beisebol (ACB). Já fez parte da Seleção Brasileira de Beisebol, na categoria infantil, e conquistou o vice-campeonato mundial em 1988. Sakai pertence a uma tradicional família Nikkei da Capital e seus pais são atuantes na comunidade japonesa – seu pai foi presidente da ACB e sua mãe presidente do Fujinkai.

Como prefeito interino de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), destacou a atuação do homenageado Haguemo Tomonaga. “Além de vereador nesta Casa, Dr. Haguemo era um grande médico. Campo Grande deve muito à comunidade japonesa”, afirmou.

Foto: Eliza Mustafa

Assessoria de Imprensa do Vereador