terça-feira, 27/02/2024

Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família debate com secretário de Educação a inclusão de Ensino Religioso nas escolas da Capital

Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família debate com secretário de Educação a inclusão de Ensino Religioso nas escolas da Capital

Para discutir a inclusão do Ensino Religioso nas escolas do município de Campo Grande, a Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família da Câmara de Vereadores, representada pelo presidente vereador Coronel Villasanti e o vereador Clodoilson Pires, esteve em reunião, na sexta-feira (31/3), com o secretário de educação Lucas Bittencourt, com o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa e o pastor e secretário-executivo do Conselho de Pastores de Campo Grande, Wilton Acosta.

O intuito foi de apresentar ao secretário de educação Lucas Bittencourt, a possibilidade de implementar em algumas escolas do município a partir do segundo semestre de 2023, um projeto piloto de ensino religioso.

Dom Dimas que é o bispo referencial em âmbito nacional da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil – CNBB, representante das escolas públicas e privadas, disse que pretende lançar em breve um documento específico sobre ensino religioso para reflexão, nas escolas do país.

“Já faz tempo que as igrejas tem se preocupado com uma presença maior nas escolas, e como o ensino religioso foi declarado pelo Supremo Tribunal Federal como sendo constitucional, ou seja, pedir o ensino religioso não é atentar contra a Constituição e faz parte da legislação brasileira e a própria base nacional popular prevê o ensino religioso como área de conhecimento”, declarou Dom Dimas, que sempre aconselhou aos pais para não terceirizarem a educação de seus filhos.

O arcebispo também aproveitou para apresentar outro projeto, o  “Caminhos de Vida”, que já está presente em cinco escolas do estado.

“O projeto de educação tem valores com linguagem laica, e o secretário está aberto para ambas as  propostas”, finalizou Dom Dimas.

Segundo o Coronel Villasanti, outras reuniões devem ser realizadas para finalização do projeto. “Fomos muito bem recebidos pelo secretário, que se colocou inteiramente a disposição para debater o tema com outros setores. A Câmara se propõe a fazer um Projeto de Lei para viabilização, pois acreditamos ser importante a formação de uma sociedade organizada pelos valores cristãos, independente da religião”, destacou.

O pastor Wilton Acosta, saiu da reunião com expectativa positiva ao possível avanço do projeto, pela receptividade do Secretário. “É um tema que precisa ser abordado em sala de aula, por causas dos nossos valores, em defesa da família. Tanto os vereadores e a Prefeitura buscam um caminho para poder implementar a matéria nas escolas da capital”.

Frente Parlamentar Cristã da Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Campo Grande instituiu no dia 25 de novembro de 2021, a Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família, composta pelos vereadores Coronel Villasanti (presidente), Gilmar da Cruz (vice), Clodoílson Pires, Betinho, Papy, Silvio Pitu, Edu Miranda, Tiago Vargas, Dr. Victor Rocha e Prof. João Rocha.

Assessoria de Imprensa do Vereador