sábado, 13/04/2024

29.03.2023 · 8:06 · Solenidades

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, nesta quarta-feira (29), sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “João Manoel da Silva”, em comemoração ao Dia do Artesão. O dia foi instituído no município de Campo Grande por meio da Lei nº 6.210/19. Já a medalha foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução nº 1.333/20.

A solenidade, realizada no Plenário Oliva Enciso por proposição do vereador Ronilço Guerreiro, visa homenagear, reconhecer e valorizar os artesãos e artesãs de Campo Grande, que encantam a cidade com seu talento para as artes manuais. O evento foi aberto com uma apresentação cultural do músico Adriano Souza Ramos, acompanhado do Grupo Quinteto de Jazz da Sectur, composto pelos músicos Ricardinho, Vandão e Carlos.

Para o proponente, vereador Ronilço Guerreiro, as homenagens de hoje são, “uma importância cultural e principalmente valorizar aquelas pessoas que trabalham com o que é mais importante, com o artesanato. Porque não valorizar essas pessoas e homenageá-las? Essas pessoas constroem histórias, aumentam autoestima de outras pessoas, são elas que trabalham pela cultura da nossa cidade! São pessoas que constroem esperança. Quero ainda um local para que os artesãos tenham seu espaço para trabalhar e nada melhor que o Museu José Antônio Pereira, local que precisa de uma revitalização e é justo esse espaço para a classe, vamos em busca disso. Artesanato é empreender, é renda, vocês são artistas”, disse o vereador.

“É uma alegria muito grande estarmos aqui hoje na Câmara recebendo essas homenagens. É um reconhecimento muito grande do nosso trabalho enquanto classe artesanal de Campo Grande. Classe sofrida e trabalhadora que leva o município divulgando Brasil a fora nossa cultura. Agradeço ao Eduardo Romero e Dr. Lívio, autores da lei e hoje ao vereador Ronilço e demais vereadores por fazer este dia voltar a acontecer. Esperamos que seja a primeira de muitas homenagens, para que sejamos referência em todo o país. Gratidão”, discursou Beatriz de Fátima Soares, em nome dos homenageados.

A presidente do sindicato dos artesãos de Mato Grosso do Sul, Jane Clara Arguello Martins, comentou a importância do evento e dos profissionais. “Já faz dois anos que estávamos esperando e hoje está sendo concluído. Esse reconhecimento é um fortalecimento para a nossa classe. Aqui em Campo Grande já somos sete mil artesãos e a classe vem desenvolvendo gradativamente, cada pessoa está podendo sustentar sua própria família com o seu trabalho manual. O senhor João Manoel foi um mestre artesão como não teve outro, leva nosso carrinho de boi para todos os lugares, levamos para vários países inclusive e é algo maravilhoso”, concluiu.

Katienka Klain, gerente de artesanato Fundação de Cultura/MS, expôs a importância de políticas públicas voltadas para a classe. “Hoje é uma noite de festa, o mês é comemorado como o mês do artesão, tivemos a reinauguração da Casa do Artesão, conseguimos fazer duas semanas do artesão: a semana municipal e a estadual, dobrando assim a geração de renda. Vamos pensar em politicas publicas para os artesãos de dentro do nosso município, para que fique aqui também, não só lá fora onde parece ser mais reconhecido. Parabenizo a todos aqui presentes e agradeço a Casa pelo reconhecimento”, finalizou.

Confira a lista dos homenageados:

Ademir Santana – Ataide Charão Fernandes
Betinho – Denise Zamboni Cavalheiro
Carlos Augusto Borges – Helena Pedroso de Barros
Coronel Villasanti – Sullivan Gonçalves Oliveira
Dr. Loester – Cláudia Cristina Benites Veiga Castelão
Dr. Victor Rocha – Jane Mara Martinez
Edu Miranda – Indiana Antunes Marques de Araujo
Junior Coringa – Carlos Eduardo de Oliveira Ferreira
Luiza Ribeiro – Elida Fátima Julio Antonio
Otávio Trad – Francisca Anaide Rondon Valiño
Paulo Lands – Helaine Paredes D’avila
Papy – Leslie Bassi Gaffuri
Prof. João Rocha – Alice Sales Trouy
Professor Juari – Teresinha Bezerra da Silva
Professor Riverton – Carina Zamboni Cavalheiro
Ronilço guerreiro – Jane Clara Arguello Martins Dias
Silvio Pitu – Adgoivonete Duarte Pereira
Tabosa – Erika Souza Pedraza
Valdir Gomes – Antonia Cristina Ferreira Costa
William Maksoud – Sandra Silva Carreiro
Zé da Farmácia – Oldaci Machado dos Anjos

Mesa Diretora:

Silvia Helena Machado Cavalcanti de Oliveira
Wilson Mota Ishikawa
Angela Vanessa Epifanio
Beatriz de Fatima Soares

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal