terça-feira, 28/05/2024
Após denúncia de munícipe sobre ruas com descarte indevido de lixo, vereador Tiago Vargas cobra intensificação de fiscalização e aplicação de multa

16.02.2023 · 9:33 · Vereador Tiago Vargas

Jogar lixo na rua é crime e pode gerar multa para quem lançar restos de qualquer natureza em locais como vias, calçadas, terrenos baldios, praças, jardins e logradouros públicos de Campo Grande. Prova disso foi a denúncia de um munícipe que o gabinete do vereador Tiago Vargas recebeu sobre o depósito ilegal de lixo na rua José Luiz Inácio, no bairro Moreninha 3.

No local, é possível ver lixos orgânicos e recicláveis jogados nos trechos da via. Para Tereza Morales Aquino, moradora do bairro há 19 anos, é preciso mais conscientização por parte da própria população para evitar tamanha sujeira e consequente proliferação de insetos.

“A sujeira aqui é de uma vida toda. Se a prefeitura vem limpar em uma semana, na outra já está tudo sujo de novo. As pessoas descartam lixo na rua e isso faz aumentar ainda mais o mau cheiro e o aparecimento de escorpiões, cobras e baratas que vivem entrando na minha casa”, reclama a moradora.

Para o vereador Tiago Vargas, é essencial intensificar campanhas de conscientização para a população e ainda aumentar a fiscalização frequente para multar os responsáveis pelo descarte indevido.

“A população ainda insiste em jogar lixo em vias públicas. Precisamos que os órgãos competentes aumentem as fiscalizações nesses locais e ainda intensifiquem as multas, pois só mexendo no bolso do cidadão que isso pode amenizar”, ressalta Vargas.

Campo Grande oferece cinco Ecopontos destinados para descarte de resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão) além de resíduos gerados em construções, demolições e volumosos como sucatas e madeiras.

O horário de funcionamento dos Ecopontos é de segunda a sábado das 8 às 18h e tem acesso gratuito a qualquer pessoa, que poderá fazer o descarte em containers específicos e sinalizados para cada tipo de resíduo.

Assessoria de Imprensa do Vereador