quinta-feira, 13/06/2024
Zeca apresenta ao Governo Federal programa para levar energia trifásica ao campo

Em audiência realizada nesta segunda-feira (6), na Energisa, o deputado Zeca do PT recebeu do diretor-presidente da concessionária de energia, Marcelo Vinhães Monteiro, o programa intitulado “Brasil Trifásico”, que será apresentado pelo parlamentar ao Governo Federal em agendas durante a terça-feira (7), em Brasília (DF).

O Programa Brasil Trifásico tem por objetivo disponibilizar energia de qualidade para pequenas propriedades, comunidades e assentamentos rurais, de modo que os produtores não terão que arcar com altos custos para receber energia elétrica em três fases. Com a nova estrutura trifaseada, estimula-se a expansão da produção local.

Zeca do PT enfatiza que o programa tem como foco a modernização da infraestrutura elétrica no campo. “É um dos focos do presidente Lula incentivar a Agroindustrialização nas pequenas propriedades e assentamentos. Este programa é de suma importância para substituir as antigas redes monofásicas de energia, melhorando a qualidade de produção da agricultura familiar e dos assentamentos”, explica Zeca do PT.

O Programa Brasil Trifásico elaborado pela Energisa propõe que Mato Grosso do Sul seja piloto na implantação do projeto, conforme anunciou a presidência da concessionária Energisa. Entre os objetivos da proposta estão potencializar o agronegócio local, gerar emprego e renda em todas as regiões do Estado e facilitar o acesso a maquinários elétricos.

O presidente da Energisa explica que o papel da concessionária “é ajudar no desenvolvimento dos Estados. As pessoas estão precisando de um sistema de energia mais robusto para produzirem mais e contribuírem com toda a sociedade”, pontua Marcelo Vinhães Monteiro.

Zeca terá extensa agenda de trabalho ao longo desta terça-feira, em Brasília. Além do Programa Brasil Trifásico, o parlamentar apresentará ao Governo Federal demandas voltadas para a Agricultura Familiar e acompanhamento da implantação da Rota Bioceânica.