terça-feira, 28/05/2024
Único veterinário da Assembleia, Marcio Fernandes cria Frente de Defesa aos Animais

Autor do maior projeto de castração do Brasil, o médico veterinário e deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) criou nesta quinta-feira (16) a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Conforme o texto apresentado pelo emedebista, criação possui finalidade de aperfeiçoar e ampliar as ações voltadas ao bem-estar animal e reduzir a incidência de zoonoses na população sul-mato-grossense.

“Sempre fui atuante pela causa animal e até mesmo pela minha profissão, sou o único médico veterinário da Assembleia. Implantei o Castramóvel em diversas cidades do Estado e onde não chegou estamos fazendo convênios com os consórcios. Além de castrar, com o programa temos uma noção da população de cães e gatos, e diminui o abandono”, ressaltou Marcio Fernandes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Isso representa cerca de 15% da população do Brasil, ou mais de 10 vezes a população do Estado de Mato Grosso do sul.

Em cidades do interior, o número pode chegar a até 1/4 da população humana. No ano de 2019, o CCZ de Campo Grande recebeu mensalmente entre 200 e 250 animais abandonados, atualmente esse número deve ser ainda maior devido à grande reprodução entre eles, já que não são devidamente castrados.

“O Castramóvel de Campo Grande foi o primeiro que entreguei e funciona todo fim de semana há dois anos, depois vem Jardim, Bonito, Maracaju, Sonora, Terenos e muitas outras cidades. Ano passado mandei emenda para outros municípios terem o seu e acredito que com a Frente Parlamentar iremos avançar ainda mais na causa animal”, disse Marcio Fernandes.

O requerimento foi encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Na Frente Parlamentar, os deputados atuarão de maneira unificada, em função de interesses comuns, independentemente do partido político a que pertençam, sob a coordenação de Marcio Fernandes.