sábado, 2/03/2024

Propostas salas sensoriais às pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou nesta manhã (17), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de sala de integração sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e outros transtornos de comportamento, em Mato Grosso do Sul.

“As salas deverão ser instaladas ou adaptadas em shopping centers, estádios de futebol, arenas esportivas, museus, teatros, cinemas, hospitais, unidades de pronto-atendimento, universidades, escolas e espaços fechados, destinados a grandes públicos. E terão acesso a essas salas as pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento e seus acompanhantes”, explicou Lia Nogueira.

A deputada Lia Nogueira ainda justificou a apresentação da matéria.”Trago um projeto bastante oportuno hoje. Sou mãe de um autista, de uma pessoa especial, temos um olhar de carinho e respeito, para a inclusão real, e não utópica. Precisamos desse espaço, eles precisam desse atendimento especializado. A aprovação dessa matéria traz às mães de pessoas especial um espaço em locais movimentados, pois eles ficam retraídos, ou nem conseguimos segurar em determinadas situações, e ainda são visto com maus olhos. A sociedade já avançou muito, mas precisamos ir mais além. Com a aprovação aqui e posterior sanção pelo Governo, sairemos mais uma vez na frente dos estados da federação”, concluiu.