quarta-feira, 21/02/2024

Projeto cria a Semana do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul

O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou nesta manhã (29) Projeto de Lei que cria e inclui no anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado, instituído pela Lei 3945, de 4 de agosto de 2010, a Semana do Cooperativismo. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A Semana do Cooperativismo será comemorada anualmente durante a primeira semana de julho, e nela serão desenvolvidas atividades e ações previstas no artigo 3º, da Lei 4939/2016, e outras correlatas. Nossa equipe fará hoje a entrega de uma cartilha que fala de todo esse trabalho que o cooperativismo tem desenvolvido em Mato Grosso do Sul

“Essa comemoração já existe de fato em nosso País, mas estamos apresentando um projeto para que fique institucionalizado. Aqui há 3 milhões de cooperativas criadas no mundo, com 1bilhão de cooperados, trezentas delas faturam dois milhões de dólares e geram milhões de empregos. Aqui no Brasil a dimensão é enorme do cooperativismo, operando no agronegócio, seguro e mercado financeiro, com 451 mil cooperados, gerando mais de 12 mil empregos diretos e tributos destinados aos cofres do Estado”, justificou Professor Rinaldo Modesto.