segunda-feira, 26/02/2024

Profissionais da Segurança Pública recebem homenagem do Parlamento Estadual

Profissionais da Segurança Pública recebem homenagem do Parlamento Estadual

Eles honram o servir à sociedade, o papel da aplicação da lei e a proteção aos cidadãos. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul dedicou a noite desta terça-feira (3), a 48 trabalhadores da Segurança Pública, que atuam com coragem, dedicação e doam suas vidas no cumprimento do dever. Na solenidade, proposta pelo deputado Coronel David (PL), foi entregue a Medalha de Honra ao Mérito Coronel PM Adib Massad.

“São homens e mulheres, que partir de hoje, terão os nomes gravados na história, por não medirem esforços para defesa e proteção da nossa população. E para honrar e eternizar cada um dos homenageados, essa medalha leva o nome de uma das maiores referência no combate à criminalidade, Coronel Adib Massad. Líder nato, foi implacável no cumprimento da lei. Foram inúmeros feitos aos longos dos seus 31 anos dedicados à Polícia Militar e tornou-se o símbolo da tolerância zero com os criminosos”, afirmou Coronel David, que é presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis e criador da   de .

O nome de Adib Massad foi lembrado por todos os presentes. “É gratificante receber uma homenagem da Assembleia Legislativa e, especialmente, porque traz a imagem do saudoso Coronel Adib. Ele foi uma referência em todo o Brasil, um homem de fibra, que tinha verdadeira adoração em atuar Polícia Militar. Ele gerou grandes frutos, policiais militares, civis, rodoviários e federais, pois era um verdadeiro exemplo”, destacou o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva

Delegado da Polícia Federal e ex-secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, também ressaltou a importância dos serviços prestados ao Estado. “Ele atuou em todas as cidades de fronteira e deixou um legado diferenciado. Estou aposentado há 12 anos e foi uma surpresa ser agraciado pela Assembleia e poder lembrar desse exemplo para a Segurança Pública”, disse.

Representando a família, Jeder Massad citou trecho da biografia de seu pai e, bastante emocionado, confidenciou que a sessão solene é o momento mais esperado do ano. “Acompanhei de perto a trajetória do meu pai e confesso que espero essa solenidade todos os anos com muita expectativa. Chegar aqui e ver os homenageados felizes e honrados em receber essa medalha não tem preço”.

História

Conhecido por sua atuação na fronteira de Mato Grosso do Sul, o coronel Adib Massad nasceu em Cáceres (MT) no dia 22 de abril de 1929. Ele iniciou a carreira policial em 1953, quando ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso. Três anos depois, tornou-se delegado em Cáceres. Também foi delegado em Poxoréu, Rondonópolis e Dom Aquino, no norte do Estado, e em Jardim, Paranaíba e Porto Murtinho, ao sul.

Na região de fronteira de Mato Grosso do Sul, Adib esteve no comando do antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), hoje Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, na década de 1990. Nesse período, ganhou notoriedade por sua atuação no combate ao crime organizado. Coronel Adib faleceu no dia 3 de março de 2021, aos 91 anos.

Homenageados da noite

Coronel David: Luiz Tadeu Barbosa Silva, Wantuir Francisco Brasil Jacini, João Paulo Pinheiro Bueno, Roberto Sodré, Ana Cláudia Oliveira Marques Medina, Carlos Delano Gehring Leandro de Souza, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, Edson Guardiano de Oliveira, Rigoberto Rocha da Silva, Vinicius de Souza Almeida, Ronaldo Lopes da Silva, Rafael Custódio Alves, Wanderley Ramirez Escobar, Valdecir Baz de Vaz, Gilberto Rodrigues de Souza, Marcelino Baez, Diogo Rodrigues Moreira, Ivan Souza de Andrade, Paulo Rodrigo Rodrigues dos Santos, Maycon Roslen de Melo, Richard Dias e Iraneide Cabral Inácio.

Antonio Vaz: Fernando de Almeida Carminati e Willian dos Santos Garcia.

Jamilson Name: Daniel Barbosa Ferreira da Silva.

João Henrique: Thiago Silva de Lara.

Junior Mochi: Célio Roberto da Silva Arruda.

Lia Nogueira: Adilson Stiguivitis Lima e Waldir Brasil do Nascimento Júnior.

Lidio Lopes: Ricardo Prado Dolores e Severino Cassimiro da Silva Junior.

Mara Caseiro: Marilene da Silva Teixeira.

Neno Razuk: Emerson de Almeida Vicente.

Paulo Corrêa: Everaldo Pereira e Lucilene Souza.

Pedrossian Neto: Thiago Eustáquio da Silva Barbosa.

Professor Rinaldo Modesto: João Alves Calixto.

Rafael Tavares: Camilo Kettenhuber Cavalheiro e Paoolo Rycardo Barbosa Jolo.

Renato Câmara: José Carlos Almussa Junior.

Roberto Hashioka: Humberto José Sepa de Matos Filho, José Augusto Castro Bernardes, Pablo Diego Barros de Jesus, Rinaldo Gomes Moreira, Tatiane Dias de Oliveira Inoue e Venizelos Papacosta Filho.

Zé Teixeira: Rodrigo Alex Potrich.

Zeca do PT: Carlos Heitor Santos da Silva.