segunda-feira, 26/02/2024

MS pode ter Dia da Consciência sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis

MS pode ter Dia da Consciência sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que estabelece o Dia Estadual da Consciência sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, suas abordagens para detecção, tratamento e prevenção, e dá outras providências.

A data será comemorada anualmente no dia 28 de junho e deverá ser incluída no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme disposto na Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010. O objetivo é promover a conscientização sobre essas doenças, seus fatores de risco, medidas de prevenção e controle, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados.

Diversas atividades de conscientização marcarão a data, entre elas campanhas educativas, palestras, debates, divulgação de informações sobre os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados e a importância de uma alimentação saudável; e ainda a promoção de atividades físicas.

“A importância deste projeto reside na conscientização e na mobilização da sociedade acerca da prevenção e do controle das doenças crônicas não transmissíveis. Elas são responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil  e se desenvolvem ao longo da vida, de forma silenciosa, lenta e, muitas vezes, sem apresentar sintomas. Mudanças de hábitos de vida, tais como a adoção de um estilo de vida saudável, a prática de atividades físicas regulares, o controle no consumo de bebidas alcoólicas e o combate ao tabagismo, são cruciais para a prevenção e o controle dessas doenças”, justificou a autora da matéria.