segunda-feira, 26/02/2024

Matéria declara região de Taparacá, no Chile, estado-irmão de Mato Grosso do Sul

Matéria declara região de Taparacá, no Chile, estado-irmão de Mato Grosso do Sul

O deputado Pedrossian Neto (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apresentou nesta manhã (11) o Projeto de Lei que declara a região de Taparacá, no norte do Chile, Estado-irmão do Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A matéria é decorrente de encontro que aconteceu na semana passada entre o governador Eduardo Riedel (PSDB), e o governador do Estado de Taparacá.

“Na ocasião foram firmados acordos entre estes Estados e termos de cooperação para viabilização da rota bioceânica. O projeto que tomamos a liberdade de declarar e protocolar, declara a região de Taparacá estado irmão, incluindo as províncias de El Tamarugal e Iquique, que poderão assinar acordos e intercâmbios de convênios de cooperação unilateral ou bilateral, em âmbito político, sócio-econômico, empresarial, turístico, didático, técnico científico e cultural”, explicou o deputado Pedrossian Neto.

Na justificativa do projeto, o deputado detalha o motivo da elaboração da matéria. “O Chile associado ao Mercosul, e nas relações entre o Brasil, especificamente o Mato Grosso do Sul, envolvem a região de Itaparacá, em razões de intenções recíprocas de estreitar relações entre Itaparacá e Mato Grosso do Sul. Foi assinado pelo governador acordos de cooperação, dando início aos processo formais para o estreitamento de relações entre os estados-irmãos”, concluiu.