quarta-feira, 24/04/2024
Lia Nogueira pede adequações urgentes no CSU Água Boa para atender alunos em Dourados

A estrutura da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos está passando por reforma e, por conta disso, os alunos foram remanejados para a quadra poliesportiva do CSU (Centro Social Urbano) do Jardim Água Boa, em Dourados. Frente a isso, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Infraestrutura e Logística, adaptações na quadra poliesportiva, em caráter de urgência.

“São cerca de 1.500 alunos que estão estudando em estrutura improvisada, sem acústica, sem climatização adequada e sem acessibilidade, precisando, o quanto antes, da instalação de climatizadores, melhorias na acústica e rampas de acessibilidade na quadra poliesportiva. Com a abertura lateral superior da quadra, alunos e professoras estão expostos a ventanias, chuvas e poeiras, um extremo desconforto e prejuízo à qualidade de ensino”, apontou a deputada.

Lia Nogueira pontuou ainda que o local não possui rampas adequadas de acessibilidade e os alunos com deficiência enfrentam dificuldades para acessar a sala de aula. Ela destacou também que, de acordo com reclamações de pais, professores e alunos, o calor tem atrapalhado significativamente a qualidade do ensino.

“Em dias mais quentes os alunos não conseguem se concentrar e, para tentar amenizar o calor, alguns professores deslocam as turmas para locais mais frescos, como embaixo de árvores e calçadas”, detalhou a parlamentar.
O pedido da deputada se deve ao fato de que os alunos precisarão utilizar a estrutura por pelo menos um ano até que a reforma da escola seja finalizada.

“O governo ofereceu uma outra área na área central e com uma estrutura mais adequada para acomodar os estudantes, mas a própria comunidade escolar optou pelo CSU por conta da localização”, lembrou Lia Nogueira.