quarta-feira, 21/02/2024

Jovens notáveis da sociedade sul-mato-grossense são homenageados com Medalha da Juventude

Jovens notáveis da sociedade sul-mato-grossense são homenageados com Medalha da Juventude

Aconteceu na noite desta quarta-feira (27), no Plenário Júlio Maia, a sessão solene em que outorgada a Medalha do Mérito da “Juventude Anderson Barão”. A honraria foi instituída pela Resolução 04/2023, que altera a Resolução 71/2015.

O objetivo é homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, planejamento, estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas direta ou indiretamente para a juventude. A concessão da medalha será anual, em comemoração à Semana Estadual da Juventude, instituída pela Lei 3.748/2009.

A denominação de “Anderson Barão” à Medalha do Mérito da Juventude é uma homenagem ao ator, comediante e locutor Anderson da Silva Ribeiro, conhecido como Anderson Barão, que atuou junto aos jovens sul-mato-grossenses, tendo presidido a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso do Sul (UEE-MS). Anderson Barão faleceu com 42 anos, no dia 19 de agosto de 2022.

A medida que alterou o nome da honraria é do deputado estadual Jamilson Name (PSDB), com coautoria de João César Mattogrosso (PSDB). A ideia chegou ao conhecimento dos parlamentares através da iniciativa de Elen Malfará, ex-presidente do Conselho Estadual da Juventude (CONJUV/MS), órgão colegiado, vinculado ao órgão executivo responsável pelas Políticas Públicas de Juventude, que tem como finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental e não governamental, voltadas à promoção e ao fomento de políticas públicas para a juventude.

Jamilson concedeu a honraria ao jovem José Eduardo Lugli,  popularmente conhecido por Zé Du. Formado em administração, com MBA em Gestão e Gerenciamento de Cidades. Em sua trajetória ocupou os cargos de assessor parlamentar, vice-presidente do grêmio estudantil, presidente Estadual do PTB Jovem  e de coordenador em campanhas eleitorais recentes.

Lugli é Idealizador do Projeto Amar MSL, que leva no nome as iniciais de sua mãe Marília Sobottka Lugli (in memorian), mulher que dedicou boa parte de sua vida às ações sociais. Em 2012, seguindo o modelo de ajuda humanitária que a mãe iniciou, juntou um grupo pequeno de amigos e partiu para as comunidades carentes do bairro Bom Retiro, Residencial Jose Teruel, Santa Mônica, Vespasiano Martins e até a Casa Lar, que é um projeto de acolhimento a pessoas de várias idades com transtorno mentais. O projeto cresceu e atualmente as ações alcançam centenas de famílias carentes da capital, com iniciativas que visam combater a desigualdade social.  

 O parlamentar também homenageou a psicóloga Natielle da Silva Braga, 34 anos, pós graduada e mestranda em psicologia pela UCDB. Aos 17 anos iniciou nos movimentos partidários da Juventude. Foi presidente do DCE UCDB, sendo a primeira mulher na história do Diretório Central dos Estudantes da UCDB. Em 2010, ocupou o cargo de secretária geral da UEE – União Estadual dos Estudantes, mandato em que foi contemporâneo do saudoso Anderson Barão, que na época era presidente da UEE.

Atualmente, dedica sua vida e sua profissão a favor da Juventude, não mais no movimento estudantil, mas como psicóloga clínica e palestrante. Com ações frente a prevenção ao suicídio e  também na prevenção e tratamento da dependência química.

“As pessoas homenageadas hoje foram escolhidas com muito cuidado e carinho, pois representam a garra e a força latente da juventude. A Natielle e o Zé Du são muito dedicados no que se propõe a fazer, merecem todo reconhecimento e servem de inspiração aos jovens do Mato Grosso do Sul”, ressaltou Jamilson Name.