sábado, 2/03/2024

Gleice Jane quer criar Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Guillain-Barré

Gleice Jane quer criar Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Guillain-Barré

Projeto de lei prevê também criação de política de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, e que sejam fomentados os estudos para apurar as causas da origem da doença

Em processo de tratamento da Síndrome da Guillain-Barré, a deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou nesta quinta-feira (13) projeto de lei para a criação de uma semana de conscientização sobre a doença. Na última semana, o Peru decretou estado de emergência sanitária por 90 dias após confirmar 182 casos da doença somente neste ano. 

O projeto de lei proposto pela deputada prevê uma política de assistência terapêutica integral e farmacêutica, além do fomento de estudos para apurar as causas da origem da doença. “Sei da importância de receber cuidado adequado de forma imediata para ter a chance de uma plena recuperação. Iniciei o tratamento no 14º dia do início dos sintomas, assim que saiu o diagnóstico, e desde então faço fisioterapia diariamente.”, explicou a deputada ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa. 

O PL (Projeto de Lei) prevê que as ações de conscientização sejam inseridas no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul na última semana do mês de fevereiro. Nesse período, deverão ser realizadas ações visando a disseminação de informações sobre a doença, com campanhas educativas para a sociedade e incentivo à realização de estudos para fomentar ações de combate à doença. 

Também fica prevista a instituição de uma política de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, que inclui: garantir o acesso da população aos medicamentos necessários para o tratamento da síndrome, mediante a sua inclusão na lista de medicamentos essenciais do Estado; garantir a dispensação dos medicamentos em unidades de saúde estaduais, em conformidade com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde); e garantir o acesso da população aos procedimentos terapêuticos, em regime domiciliar, ambulatorial e hospitalar, em especial o tratamento intensivo em reabilitação, com atendimento fisioterapêutico.

Sobre a síndrome 

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara, mas com potencial de graves complicações. Trata-se de uma desordem neurológica autoimune em que o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso, causando fraqueza muscular e paralisia. Apesar de seu tratamento ser de alto custo, o diagnóstico precoce e a rápida intervenção podem reduzir a gravidade e acelerar a recuperação dos pacientes. 

A falta de informação e de conscientização sobre a doença pode contribuir para o retardo no diagnóstico e tratamento adequado, justificando a necessidade de um dia dedicado à conscientização, educação e esclarecimento sobre a Síndrome de Guillain-Barré.