quarta-feira, 21/02/2024

Festa do Padroeiro de Jardim pode ser instituída em MS

Festa do Padroeiro de Jardim pode ser instituída em MS

Protocolado nesta quinta-feira (3), o Projeto de Lei 226/2023, de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, a Festa do Padroeiro do Município de Jardim, dedicada a Santo Antônio. 

Tradicional na cidade de Jardim, a festa religiosa será celebrada anualmente, na semana em que ocorrer o feriado municipal que comemora o padroeiro do município. De acordo com o projeto, a festividade é realizada há mais de setenta anos no pátio da Paróquia Santo Antônio e recebe mais de dez mil pessoas durante três dias. As preparações se iniciam por meio da “trezena de Santo Antônio”, período de treze dias onde são realizadas missas diárias, momentos de oração e reflexão, além de atividades religiosas e sociais com o objetivo de envolver a comunidade. No local também são oferecidos pratos típicos e acontecem apresentações de músicas populares regionais.

Segundo justificativa da matéria, o evento reúne jardinenses e moradores dos munícipes das proximidades, como Bonito e Guia Lopes da Laguna. “Por sua importância e singularidade aos munícipes de Jardim e todos os Sul-mato-grossenses, é importante que a Festa do Padroeiro do Município de Jardim, que se perpetua por setenta anos seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado”, pontuou Mara Caseiro.