quarta-feira, 21/02/2024

Fazendo Arte tem ciência, empreendedorismo, muralismo e concurso de redação

Fazendo Arte tem ciência, empreendedorismo, muralismo e concurso de redação
Livros que abordam migração, fé e religião marcam edição do programa

Na mais recente edição do programa Fazendo Arte, que entrou na grade da TV ALEMS na quarta-feira (25), às 17h15, você confere matérias sobre o 1º concurso estadual de redação da ALEMS; também acompanha projeto desenvolvido com alunos de escola estadual da Capital, que criaram uma linha de cosméticos naturais e não testados em animais, e mergulha no universo do empreendedorismo, por meio de produtos tecnologicamente avançados numa startup de alimentação. O programa ainda aborda livros que tratam a respeito de família, fé, e migração, além de evidenciar a arte das pinturas feitas em paredes. 


Fazendo Arte ainda mostra projeto sobre a química dos cosméticos

No fim de agosto, a ALEMS realizou o lançamento do 1º concurso estadual de redação, promovido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, com a proposta de estimular o debate, o pensamento e a escrita, além de aproximar o Parlamento da sociedade, em especial os estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas do Estado. Mais informações podem ser conferidas no site www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br, lembrando que a premiação dos três primeiros estudantes colocados e também das escolas em que estudam os vencedores será realizada no início de dezembro. 


Startup de alimentação, com produtos como pamonha instantânea

Exposta há 30 anos na assembleia legislativa, a tela em pintura a óleo que retrata a batalha guaicurus foi restaurada em agosto pela artista Maria Inês da Cruz Silva. Em decorrência do tempo, o quadro começou a apresentar ressecamento e rachaduras, além de sujidades. Matéria a respeito dessa restauração também pode ser conferida nessa edição do programa. 

Marcel Ribeiro, acadêmico de Letras da UEMS, participa da atração, recitando o poema ‘Cantada’, de Ferreira Gullar, presente do livro ‘Dentro da noite feroz’, de 1975. O livro ‘A Mentira’, escrito pela intérprete de Libras Joana Guerreira, foi lançado em 26 de agosto em Eldorado, sua cidade natal, foi publicado pela editora Vida Produções, e é inspirada em fatos reais e respaldado por fontes como a bíblia sagrada, se tornando um registro de vivências pessoais e crenças. 

Já a economista Kátia Kintschner, que há mais de 15 anos pesquisa os movimentos populacionais internacionais, é autora do livro ‘Ser provisório – Brasileiros que deixam o brasil em busca de trabalho no exterior’, publicado em 2009 pela Editora UFMS. A obra é resultante do mestrado em Geografia, concluído em 2006 no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Aquidauana. 


Pinturas em paredes são evidenciadas pela artista Paloma Kaiper

Ciência, Empreendedorismo, Pintura e Idosos – Com incentivo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect/MS), por meio da segunda edição do Programa de Iniciação Científica e tecnológica PicTec, alunos de uma escola estadual de Campo Grande estão produzindo ciência através de cosméticos naturais. Neste ano, o edital de seleção da terceira edição já foi encerrado, sendo a lista publicada em 25 de agosto, com 200 propostas escolhidas em que os alunos vão receber bolsas de 400 reais e os professores de 800 reais, por 12 meses. 

Na esteira do empreendedorismo, o Fazendo Arte ainda mostra um grupo de amigos de Mato Grosso do Sul e São Paulo, que tem desenvolvido produtos tecnologicamente avançados numa startup de alimentação. Pamonha instantânea, doce de leite líquido, entre outras iguarias interessantes, já vêm sendo elaboradas e quem conta a respeito disso é o empresário Reinaldo Azevedo. 

Já a artista plástica campo-grandense Paloma Kaiper, que trabalha há dois anos com arte em paredes e dá aulas em escolas municipais e estaduais, conta no programa sobre seu trabalho. Ela aborda a evolução do muralismo e explica detalhes do seu trabalho nesse universo. 


Audiência que debateu políticas públicas para valorização de artistas idosos

E para fechar essa edição, o Fazendo Arte mostra matéria feita pela jornalista Janaina Garcia, condizente a uma audiência pública realizada em 5 de setembro pelo deputado Professor Rinaldo (Podemos), que debateu a criação de políticas públicas de valorização dos artistas idosos de Mato Grosso do Sul. O parlamentar é presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto. 

Fazendo Arte – Para valorizar o universo cultural regional, a TV ALEMS implantou na grade o programa ‘Fazendo Arte’, com produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. 

Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS (canal 7.2 da TV aberta) nas segundas às 18h30, quartas às 17h15, quintas às 14h, sábados às 7h30 e domingos às 12h45.

Confira abaixo o programa na íntegra: