sexta-feira, 23/02/2024

Escola Delmiro Salvione, de Nova Andradina, é homenageada pelo deputado Roberto Hashioka

Escola Delmiro Salvione, de Nova Andradina, é homenageada pelo deputado Roberto Hashioka

Durante sessão plenária desta quinta-feira, 29, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entregou moção de congratulação à Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin, localizada, na Gleba Angico, em Nova Andradina, pela conquista nacional do “Prêmio Coopera Cerrado”, categoria “Super Sustentável”, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade. O prêmio é uma iniciativa que integra a “Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável”.

A diretora da escola, professora Renata Aparecida Soares Santos Costa, acompanhada de professores e estudantes do 8º e 9º anos, estiveram na Casa de Leis para receber a moção das mãos do parlamentar e da ex-deputada estadual Dione Hashioka. “Estamos felizes pela conquista desse prêmio, que foi resultado de muita dedicação e trabalho de toda a comunidade da Gleba Angico. Com a moção do deputado Hashioka, nós fechamos o ciclo, pois fomos agraciados também pelo Município e nacionalmente”, apontou a professora.

Para o parlamentar, a conquista merece destaque. “A escola se localiza em um assentamento do distrito de Casa Verde e, mesmo com as dificuldades enfrentadas por ser de área rural, venceu o prêmio nas etapas estadual e nacional. Isso demonstra a preocupação que a escola tem e o engajamento dos alunos, buscando, por meio de ações, proteger o meio ambiente e desenvolver atividades que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável”, ressaltou Hashioka ao parabenizar os representantes da escola.

A escola foi premiada em duas oportunidades, em 30 de março de 2023, no município de Campo Grande, e no dia 19 de maio, em Brasília, por alcançar a maior pontuação do Brasil por meio de atividades que incluíram palestras, oficinas, confecção de jogos com sucata, produção de sabão ecológico, caldas e adubos orgânicos, bem como ações de coleta, análise de sementes, semeadura e a organização de uma sementeca (acervo de sementes), realizados por 150 alunos da escola durante o segundo semestre de 2022. Também foram realizadas visitas técnicas e dias de campo com participação da comunidade escolar e da população que reside na área rural onde a escola está localizada, na Gleba Angico, em Nova Andradina.

O “Prêmio Coopera Cerrado”, categoria “Super Sustentável”, é uma iniciativa que integra a “Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável”. Desenvolvido por meio de Cooperação Técnica, o projeto tem o engajamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, captados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A execução e administração do prêmio é do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com coordenação científica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apoio técnico da Rede Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).