sábado, 2/03/2024

Em live, deputado João César Mattogrosso destaca proposta que regulamenta caça de javalis

Em live, deputado João César Mattogrosso destaca proposta que regulamenta caça de javalis

Nesta terça-feira (27) o deputado estadual João César Mattogrosso (PSDB) participou de uma live com o presidente da Associação Nacional de Caçadores, Rafael Salerno, para debater o Projeto de Lei n. 178/2023, que trata sobre a autorização de caça de javalis em Mato Grosso do Sul. 

Com transmissão ao vivo da página Aqui Tem Javali no Instagram, que é o portal de notícias oficial da associação, o diálogo tratou sobre a segurança jurídica que a matéria vai proporcionar aos profissionais que realizam a caça e os benefícios para lavouras e atividade do agro em geral. 

Conforme o presidente da associação, a proposta do deputado chama atenção pelo foco no controle da espécie. “Temos um trabalho de 15 anos sobre essa pauta e é realmente muita coragem um deputado apresentar um projeto nessa área, que é muito importante para a agricultura e a população como um todo”, destaca o agrônomo e técnico na área Rafael Salerno.

O projeto enfatiza que o exercício da caça de javalis tem como principal finalidade o controle populacional da espécie, alinhado aos objetivos de melhorias para o meio ambiente, agricultura e saúde pública. O representante da associação também levantou questionamento sobre o manejo e controle de outras espécies, como capivaras, jacarés e pombas, mas de acordo com o deputado João César Mattogrosso não há nenhuma tratativa em andamento.

De acordo com o parlamentar, todas as propostas analisam dados técnicos e o diálogo com proprietários rurais e integrantes do agronegócio foi vital para apresentação do projeto. “Tenho uma conexão muito ampla com o agro, atuo no ramo de sementes de pastagens há 28 anos e com certeza entendemos que esse controle vai fazer a diferença para enfrentar os prejuízos e demais danos causados na natureza”, destacou João César Mattogrosso.

O projeto segue em tramitação e passará por análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa de Leis.