quinta-feira, 23/05/2024
Dia em Memória às Vítimas da Covid-19 reforça cuidados que vieram para ficar

Mais do que com a saudade que sentimos daqueles que partiram em decorrência da Covid-19, a pandemia nos ensinou a lidar com várias questões de saúde, como a se adaptar com o trabalho remoto, o cuidado com a saúde dos mais vulneráveis ao restringir visitas a bebês recém-nascidos ou, por exemplo, o uso de máscaras de forma naturalizada, mesmo que você não esteja doente.

Jair optou por continuar de máscara

Essa é a opção do segurança Jair Dutra, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).  “Eu acredito que a máscara me protege. Perdi um irmão e uma irmã na pandemia para a Covid e muitas pessoas da minha família escaparam, por isso que eu não tirei a máscara e vou continuar, porque ela me faz bem, não me atrapalha e me protege. Eu tomei cinco vacinas já, acredito muito na ciência. Eu amo a vida, é gostoso viver, peço a todos que acreditem, pois está comprovado mundialmente que vacina salva e a máscara nos dá segurança, ainda mais aqui onde recebemos muitas pessoas, eu me protejo e protejo os outros também”, ressaltou Jair.

Esse cuidado é encorajado pela ALEMS que, nesta sexta-feira (31), marca o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19, por força da Lei Estadual 5.840/2022, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). A data escolhida é em alusão ao primeiro óbito pela doença registrado em Mato Grosso do Sul, no dia 31 de março de 2020. A vítima foi uma mulher, de 64 anos, residente no município de Batayporã, que estava internada em um hospital particular em Dourados. “Com a criação do Dia, nos solidarizamos com as famílias que perderam entes queridos com essa doença. A data é destinada a honrar a memória das milhares de vidas ceifadas, como as dos deputados estaduais Cabo Almi e Onevan de Matos, que deixam muitas saudades”, destacou Professor Rinaldo.


Onevan de Matos e Cabo Almi falecerem por Covid. Foto: Arquivo ALEMS

Onevan de Matos (PSDB) faleceu no dia 13 de novembro de 2020. Já Cabo Almi (PT) faleceu em 24 de maio de 2021. A Casa de Leis inaugurou dois espaços públicos no Parlamento com os nomes dos deputados – reveja aqui. Além disso, a ALEMS aprovou 55 leis durante a pandemia que buscaram auxiliar, financeiramente, trabalhadores e empresas de vários segmentos da economia, como também ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, reduzir o peso da carga tributária, determinar o cumprimento da vacinação dos grupos prioritários, garantir a saúde e a integridade de idosos, proteger crianças e mulheres vítimas de violência, entre outras finalidades.

Outra medida tomada dentro do Parlamento foi o uso contínuo do álcool 70%. “Esse álcool agora se tornou material permanente de trabalho do setor da limpeza. Também distribuo em gel em embalagens individuais para as funcionárias deixarem na bolsa e fazer o uso contínuo, já que muitas utilizam o transporte coletivo para vir trabalhar, além de lidarmos em ambientes com várias pessoas ao longo do dia. A Assembleia também disponibiliza máscara para quem deseja continuar a usar durante o expediente, mesmo que não seja mais obrigatório”, reiterou Marlene de Souza Pereira, quem hoje lidera 30 pessoas da equipe da limpeza terceirizada na ALEMS.


Edições estão reunidas em página especial

Todas as medidas, leis e ações promovidas pelo Parlamento de enfrentamento da doença  estão reunidas nos dez especiais “ALEMS no Combate ao Coronavírus”, formulados pela Gerência de Mídias Sociais e Site. Na última edição (10ª), crianças representaram em desenhos o que aprenderam nos dois anos de pandemia. As imagens publicadas nesta matéria são algumas dessas ilustrações. Já na quinta edição, você encontra como os deputados precisaram se adaptar com a tecnologia para dar continuidade nos trabalhos do Legislativo de forma ininterrupta.

Desde o início da pandemia, com a seriedade exigida pela gravidade da crise, os parlamentares apresentaram, discutiram e votaram inúmeras proposições, transformando em leis medidas importantes, tanto para lidar com a pandemia, estabelecendo normas de biossegurança, quanto no auxílio aos municípios e atendimento às demandas sociais. Veja todas as ações na página multimídia especial com todas as edições do especial clicando aqui.