terça-feira, 20/02/2024

Deputado Zé Teixeira reconhece trabalho ambiental do São Julião

Deputado Zé Teixeira reconhece trabalho ambiental do São Julião

O sucesso das ações ambientais e de tratamento de resíduos realizadas pela Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos (AARH), mantenedora do Hospital São Julião, em Campo Grande, foi reconhecido pelo deputado Zé Teixeira (PSDB) em moção de congratulação apresentada nesta quarta-feira (21.06).

O trabalho de gestão iniciado em 2000 alcançou nos dias atuais o percentual de 57% de resíduos que deixam de ser enviados ao aterro sanitário da Capital. O índice habilita o São Julião a ser o primeiro hospital do Brasil a receber a certificação Rumo ao Lixo Zero.

Conforme a moção, o São Julião iniciou um processo lento e trabalhoso de introdução de novos hábitos de descarte junto à comunidade interna em 2000, quando os caminhões de coleta chegaram aos bairros Nova Lima e Anache.

Desde 2015, o Hospital São Julião oficializou de forma inovadora a coleta seletiva de lixo na instituição e criou o Setor de Gestão Ambiental, coordenado desde o início, pelo gerente de Políticas Públicas e voluntário, Bruno Maddalena, de nacionalidade italiana. Apenas os resíduos hospitalares não fazem parte desse processo, sendo recolhidos por empresa especializada.

Em dezembro de 2022, o São Julião ganhou o prêmio Amigos do Meio Ambiente, reconhecimento entregue pela Secretaria de Saúde de São Paulo, que contemplou 15 projetos dentre 150 propostas no País. A campanha “Hospital São Julião Rumo ao Lixo Zero” deverá ser lançada oficialmente no próximo dia 26.

“Considerando as iniciativas merecedoras de aplausos e salientando que, além de oferecer a assistência médica de excelência, a instituição promove a educação ambiental na comunidade hospitalar destacando Mato Grosso do Sul no cenário brasileiro, pedimos a aprovação desta homenagem”, justifica Zé Teixeira.

Conheça nosso trabalho – Para saber mais sobre as ações do deputado Zé Teixeira, acompanhe as nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e Twitter. Mais informações, também no nosso site oficial.